15/04/25 – A Embratur, em parceria com o Sebrae, realizou nesta terça-feira (15), durante a WTM Latin America 2025, em São Paulo, uma Rodada de Negócios com operadores internacionais convidados, os chamados hosted buyers. A ação tem como objetivo ampliar a participação das micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional, bem como consolidar o Brasil como um destino turístico competitivo e diversificado. Ao todo, 90 profissionais de turismo de mercados da América Latina, Europa, Ásia, Oceania e América do Norte participarão de encontros com representantes do trade brasileiro, promovendo o intercâmbio de oportunidades e o fortalecimento de parcerias comerciais.
Esses compradores estrangeiros serão conectados a 46 experiências turísticas nacionais selecionadas pelo projeto Feel Brasil, que durante a WTM estará representando a diversidade de 22 unidades federativas. Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, esta Rodada de Negócios faz parte de um esforço estratégico da Agência para diversificar a oferta, valorizar destinos autênticos e ampliar a presença em mercados prioritários. “Ao aproximar quem vende e quem compra, fortalecemos a cadeia produtiva do turismo, promovemos as micro e pequenas empresas e geramos oportunidades reais de desenvolvimento econômico em todas as regiões do país”, afirmou.
Marcelo Freixo evidenciou ainda que a iniciativa amplia a presença do Brasil nas prateleiras internacionais. “A presença dos compradores internacionais na WTM é uma demonstração concreta de que o Brasil está preparado para ocupar um lugar de destaque no turismo global”, disse.
Para o Sebrae, essa parceria é fundamental para impulsionar o protagonismo das pequenas empresas no cenário internacional. “Esta ação é de grande importância, pois com esta iniciativa, o Sebrae e a Embratur estão posicionando as experiências turísticas brasileiras para o mercado internacional. Estamos atuando nas rodadas de negócio, abrindo mercado para os pequenos negócios, que no turismo, são a maioria também. Estamos propiciando o acesso direto desses negócios ao mercado, ampliando oportunidades. Os pequenos negócios estão tendo a oportunidade de ficar frente a frente com operadores internacionais, apresentando seus produtos turísticos, com experiências de quase todas as unidades da federação. Isso é mais inclusão e geração de emprego e renda”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Segundo o coordenador de Mercados Internacionais da Embratur, Alisson Andrade, o projeto Hosted Buyers integra o plano estratégico da Agência para o período 2024-2027. “Nosso foco central é promover encontros de negócios entre operadores internacionais e fornecedores brasileiros. A iniciativa consiste em patrocinar a vinda de compradores estrangeiros ao Brasil, conectando-os diretamente às empresas do setor turístico. Os encontros seguem um formato dinâmico de reuniões breves, com o objetivo de gerar oportunidades comerciais concretas”, explicou.
Entre os países representados na ação estão Argentina, México, Paraguai, Panamá, Bolívia, Equador, Uruguai, Colômbia, Peru, Índia, China, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Estados Unidos e Austrália. A presença de representantes da China e da Índia é estratégica para ampliar a inserção do Brasil nestes mercados e fortalecer novas rotas turísticas. “A presença de compradores desses países é fundamental para retomar o trabalho com o mercado chinês, especialmente no contexto da nossa participação na ITB China, em Xangai, no próximo mês”, enfatizou Alisson Andrade.
Hosted Buyers
A seleção dos buyers considerou critérios como o volume de vendas e a relevância das operadoras nos mercados de origem, além do alinhamento com os países definidos no planejamento da Embratur para os próximos anos.
Como parte da programação, Alisson Andrade também conduzirá uma palestra de boas-vindas, na qual apresentará as cinco regiões do Brasil, destacando a competitividade e as oportunidades de negócios que cada uma oferece. “A expectativa é que esses encontros resultem em ampliação de vendas e parcerias internacionais, contribuindo para o aumento do número de turistas estrangeiros no Brasil e da receita gerada pelo turismo internacional”, concluiu.
WTM Latin America
A WTM Latin America é um dos principais eventos mundiais da indústria de viagens e turismo da América Latina. A iniciativa é voltada para profissionais de agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros, e reúne mais de 27 mil profissionais do setor a cada edição.