15/04/2025 – “Nós, da Embratur, estamos convencidos de que o turismo de observação da vida silvestre tem um potencial enorme para o turismo internacional”. A fala do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, aconteceu na solenidade de criação da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (Associação TOVS), nesta terça-feira (15), durante a WTM Latin America, em São Paulo. A Agência apoiou o surgimento da associação, que vai impulsionar o turismo de natureza e de observação de aves (birdwatching) no Brasil.
O apoio estratégico da Embratur demonstra o reconhecimento do potencial do segmento de observação de vida silvestre para aumentar o ingresso de visitantes internacionais nos destinos brasileiros e promover práticas sustentáveis em todo o território nacional. Em seu discurso, Freixo também agradeceu aos representantes da associação pelo diálogo com o poder público, e destacou o potencial do Brasil frente a outros países do mundo para a atividade de birdwatching.
“Que bom que vocês foram a Brasília e que a gente conseguiu conversar. Evidentemente que eu acho que existe uma qualidade da equipe técnica da Embratur, que é a capacidade de escuta e de conhecer todo esse mundo do turismo. Acho que tem muita coisa para avançar. Temos que transformar a observação da vida silvestre em produto [turístico]. Vocês já fazem bem o trabalho de vocês, e acho que a gente tem que fazer o nosso e essa parceria é decisiva”, acrescentou o presidente da Embratur.
O lançamento da associação marca um passo importante para o desenvolvimento e profissionalização desse segmento turístico no Brasil. A solenidade contou, ainda, com a presença do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, e da presidente da Associação TOVS, Roséli Azi Nascimento.
Em sua fala, Reis destacou a importância da observação de vida selvagem como forma de diversificar os produtos turísticos brasileiros no exterior, atraindo mais turistas internacionais para o Brasil. “Desde que a gente chegou na gestão da Embratur, há dois anos, começamos a identificar nichos e segmentos que têm muito potencial, mas que, de alguma maneira, não estavam ainda na maturidade da promoção internacional que a gente deseja para poder levar a promoção do nosso país. E aí, por essa confluência de uma série de provocações, estamos todos aqui hoje [no lançamento da associação] e com muita felicidade para poder apresentar para o mercado essa nova forma de promover o Brasil”, comemorou.
E Roséli Azi Nascimento, por sua vez, destacou a experiência de quem já atua nesse segmento turístico para colaborar com a promoção internacional dos destinos brasileiros. “Nós sabemos da importância desse segmento dentro do Brasil e o quanto nós podemos crescer. Muitos de nós já trabalham com turismo há bastante tempo, já têm uma série de experiências aí em outros segmentos e já percebem a nossa riqueza em termos de biodiversidade, o nosso potencial”, disse.
“Temos uma longa história com relação à observação de aves, e uma série de possibilidades para pensarmos em biodiversidade. Produtos turísticos postos, de qualidade, para o mercado nacional e internacional. É muito satisfatório estarmos aqui com a chancela da Embratur para termos essa representatividade. Significa muito, pois estamos nessa batalha há algum tempo para que isso seja reconhecido”, completou ela.
Embratur e o birdwatching
A Agência tem uma série de iniciativas de promoção internacional de destinos brasileiros de turismo de observação de aves. Em novembro do ano passado, Freixo se reuniu com autoridades do Governo Federal e grupos de especialistas na observação de aves no Palácio do Planalto, para discutir políticas públicas para o fomento da atividade de birdwatching no país.
Em maio próximo, a Embratur também realizará um famtour (viagem de familiarização) do segmento com operadores do Reino Unido para a Bahia, além de participar do Avistar Brasil. Em julho terá um estande na Global BirdFair, o maior encontro internacional de observação de aves (também no Reino Unido). É a primeira vez que a Agência tem um espaço com coexpositores no evento.
O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, sendo o terceiro em número de espécies, bem como de aves endêmicas, enfatizando, assim, o potencial do birdwatching para atração de turistas internacionais.
WTM Latin America
A WTM Latin America é um dos principais eventos mundiais da indústria de viagens e turismo da região. A iniciativa é voltada para profissionais de agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros, e reúne mais de 27 mil profissionais do setor a cada edição.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.