PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur e Roteiros de Charme assinam acordo para promover o Brasil no exterior como destino de hospedagem sustentável de alto padrão

Parceria foi oficializada durante a WTM Latin America, em São Paulo, com a presença dos presidentes da Agência, Marcelo Freixo, e da Roteiros do Charme, Roberto Fuzetti
Ricardo Valarini/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com o presidente da Roteiros de Charme, Roberto Fuzetti, durante assinatura de acordo

16/04/2025 – A Associação de Hotéis Roteiros de Charme e a Embratur firmaram acordo de cooperação com foco na promoção internacional do Brasil como destino de hospedagem de alta qualidade, sustentável e autêntica. A assinatura oficial aconteceu em São Paulo, durante a WTM Latin America 2025, uma das maiores feiras de turismo do continente, com a presença do presidente da Agência, Marcelo Freixo, e do presidente da Roteiros de Charme, Roberto Fuzetti.

A parceria busca posicionar o Brasil como referência em turismo de experiência, luxo consciente e sustentabilidade, destacando a oferta de hotéis-boutique, hotéis-fazenda, ecolodges, casas históricas e hotéis de charme. O objetivo central da iniciativa é divulgar o destino no mercado internacional, atraindo turistas que buscam vivências imersivas, autênticas e alinhadas a práticas responsáveis com o meio ambiente.

“Nós estamos falando de um dos pontos fortes da promoção internacional do Brasil. São hotéis que já estão preparados para o turismo internacional, que já recebem com frequência esse perfil de visitante, que têm experiências com alto patamar de qualidade e esse reconhecimento lá de fora. Para a Embratur, trabalhar em parceria com esses estabelecimentos significa qualificar ainda mais a recepção dos turistas estrangeiros que vêm para os nossos destinos. E, a gente não pode esquecer, isso é mais emprego e renda para os municípios”, destacou Freixo.

Para o presidente da Associação de Hotéis Roteiros de Charme a parceria é “um reconhecimento à contínua dedicação de mais de três décadas em oferecer uma hotelaria de qualidade, integrando práticas sustentáveis às nossas operações, engajando hoteleiros e viajantes e, acima de tudo, respeitando o meio ambiente e as comunidades locais na atividade turística. Esta iniciativa valoriza nossos ativos turísticos e culturais, sendo fundamental para incrementar o turismo nacional e internacional. Celebramos que a Embratur esteja empenhada em valorizar a sustentabilidade na pauta prioritária do Turismo”, afirmou Roberto Fuzetti.

Parceria estratégica
O acordo representa um passo importante para fortalecer a imagem do Brasil como destino com hospedagens exclusivas e sustentáveis, promover internacionalmente experiências de alto valor em ambientes naturais e urbanos, como praias, serras, florestas e áreas rurais e diversificar e qualificar a oferta turística brasileira com foco no ecoturismo, turismo de luxo, de bem-estar, rural e astroturismo.

A colaboração também permitirá ações conjuntas de comunicação, capacitação de operadores e agentes internacionais, e promoção dos produtos associados à Roteiros de Charme em eventos, press trips, campanhas e mídias digitais. Haverá ainda o compartilhamento de dados e informações estratégicas para embasar diagnósticos e estruturar estratégias de promoção internacional.

A assinatura acontece em um momento estratégico para o turismo mundial. Esse cenário promissor, aliado à experiência, conhecimento e portfólio da Associação de Hotéis Roteiros de Charme representa uma oportunidade para o Brasil destacar sua oferta qualificada e posicionar o país como um protagonista no turismo sustentável de alto padrão.

Fundada em 1992, a Associação Roteiros de Charme reúne atualmente 69 hotéis associados, distribuídos em 62 destinos turísticos e 17 estados brasileiros. A entidade representa um selo de excelência em hospitalidade, com estabelecimentos que priorizam o atendimento personalizado, a integração com a cultura local e o compromisso com a sustentabilidade. Os hotéis, pousadas e refúgios ecológicos associados à Roteiros de Charme seguem rigorosos critérios de seleção, incluindo o cumprimento do Código de Ética e Conduta Ambiental da associação, desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).