TURISMO MICE

WTM 2025: Embratur e Abeoc reafirmam parceria para fortalecer o turismo internacional de negócios e eventos no Brasil

Agência e associação estreitam relacionamento com foco na promoção internacional do setor e fomento das oportunidades para atração de eventos estrangeiros ao Brasil
Embratur-Sebrae/Divulgação
Acordo visa fortalecer segmento MICE no Brasil e atrair mais eventos internacionais para o país

17/04/2025 – A Embratur e a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) se reuniram, durante a WTM Latin America, em São Paulo (SP), para reforçar a parceria firmada. A Agência e a entidade têm um acordo de cooperação técnica (ACT) para fortalecer o segmento MICE (do inglês, Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos) no Brasil e atrair eventos internacionais para os destinos brasileiros, fomentando negócios e aumentando a chegada do perfil de turistas internacionais com maior ticket médio do setor.

A reunião aconteceu na terça-feira (15) com a presença do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, da coordenadora captação e promoção de eventos da Agência, Cintia Mari Hayashi, do presidente da Abeoc, Enid Câmara de Vasconcelos, do presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Ítalo Mendes e da representante da Abeoc em São Paulo e do diretor da Abeoc Brasil, Suzi Camargo e Osvaldo Oliveira, respectivamente.

No encontro, os presentes debateram novas possibilidades de cooperação para 2025, com foco na ampliação da presença internacional do Brasil e no estímulo à conectividade aérea. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a parceria com a Abeoc é estratégica para o fortalecimento do turismo internacional no Brasil.

“O turista de negócios é o que mais gasta, em média, por visita, e esse é um segmento estratégico no mundo todo. O Brasil, com toda a sua diversidade e potencial, tem plenas condições de atrair cada vez mais eventos internacionais, que, ao serem  sediados no país, representam uma oportunidade de demonstrar nossa capacidade de infraestrutura, inovação e de impulsionar diversos setores econômicos do país”, afirmou.

O ACT
Freixo assinou o ACT com a Abeoc na edição do ano passado da WTM Latin America. Entre os avanços da parceria, destacam-se o fortalecimento do alinhamento estratégico entre as instituições, a ampliação das ações voltadas à promoção internacional do setor de eventos e o estímulo à maior inserção das empresas brasileiras no mercado global.

A Abeoc
A Abeoc Brasil é a entidade nacional que representa empresas organizadoras, promotoras e prestadoras de serviços para eventos, atuando na defesa dos interesses do setor e no fortalecimento do mercado de eventos no país. Está presente e regulamentada em 12 estados brasileiros e reúne cerca de 500 empresas associadas.