TURISMO DE AVENTURA

Embratur destaca força do turismo de aventura e sustentabilidade no Brasil durante o AdventureELEVATE Latin America, em Bonito (MS)

Participação da Agência no evento que reúne especialistas de diversos países para debater o futuro do turismo de aventura reforça a estratégia de posicionar o Brasil como referência global em turismo de natureza e experiências sustentáveis
Embratur-Sebrae/Divulgação
Turismo de aventura e ecoturismo atraem milhares de turistas internacionais a Bonito

28/04/2025 – Reconhecida mundialmente por suas águas cristalinas e grutas imponentes a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, recebe o AdventureELEVATE Latin America 2025, uma das principais conferências de turismo de aventura da América Latina, promovida pela Adventure Travel Trade Association (ATTA). O evento reúne lideranças globais do setor para discutir tendências, inovação e sustentabilidade no turismo de natureza e segue até terça-feira (29). 

A Embratur participa da iniciativa com o objetivo de fortalecer o posicionamento do Brasil como um destino de referência mundial para o turismo de aventura, ecoturismo e experiências sustentáveis, com destaque para iniciativas de turismo regenerativo, que visa conscientizar os turistas a realizarem ações, para deixar os destinos, seus ecossistemas e sua comunidades, melhores do que antes de sua visita. O evento reúne operadores turísticos, agências de viagens, influenciadores, jornalistas especializados, acadêmicos e representantes do setor público. 

O foco está na geração de negócios, pois este evento poderá atrair mais turistas internacionais para todas as cinco regiões do Brasil, para conhecerem os biomas, além dos diversos patrimônios naturais, culturais e geoparques chancelados pela Unesco.

Com uma programação dinâmica e interativa, o AdventureELEVATE combina palestras, workshops, sessões criativas e atividades de imersão, promovendo o intercâmbio de experiências. Entre os temas abordados estão tecnologia, marketing, tendências de viagem e o papel crescente da sustentabilidade no desenvolvimento turístico global.

Além do conteúdo técnico, os operadores de turismo e agentes de viagens internacionais visitarão os principais atrativos de Bonito, reconhecido como um dos destinos mais sustentáveis do país. Atividades como flutuação em rios de águas transparentes, mergulho em cavernas, trilhas ecológicas e visitas a reservas naturais permitirão explorar a região e conhecer o modelo de turismo responsável adotado. 

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo evidenciou que a participação da Agência na conferência é uma estratégia para ampliar a visibilidade do Brasil no mercado global de viagens de aventura, que vem crescendo de forma consistente. “Ao integrar painéis, interagir com operadores internacionais e promover ações de networking, a Agência busca atrair novos parceiros comerciais e investidores, além de reforçar o compromisso do país com práticas responsáveis e sustentáveis no turismo”, disse.

Segundo ele, a participação em eventos como o AdventureELEVATE é fundamental para conectar o Brasil às principais discussões do setor e ampliar sua presença no mercado internacional. “Bonito é o cenário perfeito para mostrar ao mundo que é possível desenvolver o turismo com responsabilidade ambiental, gerando emprego, renda e valorizando nossas comunidades e recursos naturais”, concluiu.

Vice-presidente da ATTA, Gabriella Stowell reforça que “o evento AdventureELEVATE representa uma oportunidade rara para alavancar ainda mais o potencial do Brasil e do estado, para o mercado internacional. Reunindo palestrantes renomados, compradores e jornalistas internacionais, criando um espaço para compartilhar experiências e estabelecer parcerias. Estamos moldando um futuro onde Bonito se destaca não apenas como um destino turístico, mas como um exemplo global de turismo que favorece a conservação e a convivência harmoniosa com a natureza”. 

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, destacou a satisfação em sediar o evento, que acontece de forma inédita no Brasil. Para ele, a escolha reforça a relevância do Mato Grosso do Sul no cenário internacional do ecoturismo. “É uma oportunidade valiosa de aproximar o mercado internacional, recebendo compradores estrangeiros em nossa casa e permitindo que nossos empresários negociem diretamente seus produtos”, afirmou. 

“Acreditamos que esse movimento vai ampliar a presença dos nossos produtos nas prateleiras internacionais e projetar ainda mais a imagem do estado como referência global em turismo de natureza”, garantiu o diretor-presidente.

A vice-prefeita de Bonito e secretária municipal de Turismo, Juliane Salvadori, destacou a importância do evento, considerado uma das principais iniciativas de ecoturismo do mundo. “É com enorme alegria que recebemos mais uma edição desse evento internacional que coloca Bonito no centro das atenções do ecoturismo global. Temos a honra de sediar esse encontro que reúne compradores especializados em turismo de natureza, vindos de diversas partes do mundo. Ao longo de três dias, eles terão a oportunidade de conhecer de perto nossos principais atrativos e a exuberância natural da nossa região.”

Juliane também ressaltou o impacto da ação para o posicionamento do destino no mercado internacional.“Essa imersão é fundamental para que esses profissionais possam tirar dúvidas, entender a nossa estrutura turística e, sobretudo, construir pacotes que incluam Bonito como destino principal. É uma chance valiosa de ampliar nossa presença nas prateleiras do turismo internacional. Estamos muito orgulhosos desse trabalho, resultado de uma parceria sólida entre o município de Bonito, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e a Embratur. Organizar um evento dessa magnitude exige comprometimento, transparência e esforço coletivo e é isso que temos entregado com muita dedicação.”

Brasil Travel Specialist

Durante o evento, a Embratur divulgará o novo módulo da plataforma Brasil Travel Specialist, ferramenta que visa capacitar profissionais do turismo internacional e ampliar a presença do Brasil nas prateleiras globais. 

Voltada para agentes de viagens e operadores ao redor do mundo, a plataforma oferece conteúdos sobre destinos brasileiros, conectividade aérea, infraestrutura turística e experiências autênticas. Com o novo módulo, um dos primeiros por segmento turístico, o foco se volta para o ecoturismo e o turismo de aventura, segmentos que posicionam o Brasil como um destino competitivo e em sintonia com as tendências globais do setor.

Além de vídeos, imagens e materiais promocionais, a plataforma inclui informações de roteiros de turismo de natureza, ecoturismo e turismo de base comunitária, além de cases de sucesso em diversos destinos, nas cinco regiões do País.

Dados
Em 2024, o Mato Grosso do Sul recebeu 76.557 visitantes internacionais, reforçando sua posição como um destino referência para o turismo de natureza e experiências sustentáveis no Brasil.