07/05/2025 – Autoridades, parlamentares e representantes dos bois-bumbás celebraram, em sessão solene na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (7), a força cultural e simbólica do Festival Folclórico de Parintins. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da homenagem em reconhecimento a uma das manifestações populares mais emblemáticas do Brasil.
Durante a solenidade idealizada pelo deputado federal licenciado Saullo Vianna (União-AM) e apresentada por Pauderney Avelino (União-AM), Marcelo Freixo destacou a importância do festival e reafirmou o compromisso da Embratur em ampliar a visibilidade internacional do evento. “O Festival de Parintins é uma das coisas mais extraordinárias que eu já assisti: grandioso, potente, profundo, amazônico e brasileiro em sua essência. A paixão que ele desperta emociona. Vamos trabalhar para que o mundo conheça essa manifestação única da cultura brasileira”, afirmou.
O presidente ressaltou ainda que a Agência está investindo fortemente na visibilidade do evento. “A Embratur está sempre presente, divulgando Parintins para o mundo. O Brasil também é o Bumbódromo da Amazônia. Este ano, inclusive, vamos levar jornalistas britânicos para conhecerem de perto esse espetáculo.”
A press trip integra uma série de ações da Embratur para consolidar a Amazônia como destino turístico global. Entre elas, está a ampliação das conexões aéreas internacionais para Manaus. “Conseguimos avançar na conectividade aérea. Com voos diretos da Europa e da América do Sul, criamos as condições necessárias para apresentar Parintins ao mundo”, completou Freixo.
De 26 de junho a 2 de julho, a Embratur realizará uma press trip com jornalistas do Reino Unido durante o festival. A ação busca posicionar a Amazônia como destino prioritário para o turismo internacional, integrando-se a outras iniciativas da Agência, como a presença na WTM Londres 2024 e em feiras globais de turismo.
Cultura e economia
Natural do Amazonas, o deputado federal licenciado Saullo Vianna celebrou as conquistas recentes do festival, como as parcerias com o Governo Federal e empresas privadas. “Teremos um patrocínio recorde nesta edição do Festival de Parintins. Isso vai fortalecer as cadeias produtivas ligadas à festa, movimentar a economia local e gerar mais renda para o povo do Amazonas”, destacou.
Já o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, evidenciou sua satisfação em representar a comunidade parintinense. “Representar a população neste evento é uma grande honra. O Festival ultrapassou as fronteiras do Amazonas e hoje está no Brasil e no mundo inteiro. Não é só cultura, é geração de renda, de empregos e de dignidade”, disse.
Assayag também anunciou que o município foi o primeiro do estado a ter plano e inscrição aprovados no Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), em 2025. “Isso mostra que levamos a cultura a sério, não só nos grandes espetáculos, mas com políticas públicas contínuas.”
Boi-bumbá
Fred Góes, representante do Boi Garantido, destacou o papel do festival na projeção internacional da Amazônia. “O Festival de Parintins tira a Amazônia da invisibilidade. Ele é farol de ideias sobre preservação, cultura e pertencimento.” Já Róssy Amoedo, representante do Boi Caprichoso, celebrou o esforço coletivo dos envolvidos. “Estamos trabalhando para deixar uma grande marca. Que seja o maior festival de todos os tempos.”
Festival
Com data marcada para os dias 27, 28 e 29 de junho, o Festival de Parintins atrairá milhares de visitantes à ilha amazônica. O evento movimenta a economia local, fortalece o turismo e valoriza a rica diversidade cultural do estado.
Além do festival, Parintins oferece uma agenda turística variada, que inclui o Carnailha, festas religiosas como a de Nossa Senhora do Carmo, eventos evangélicos como a Marcha pra Jesus, além de atividades de turismo ecológico, rural e fluvial, consolidando a cidade como um dos principais destinos da Amazônia brasileira.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.