PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Maranhão recebe jornalistas espanhóis em press trip que conecta cultura, natureza e turismo de base comunitária

Ação promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae, leva os profissionais a cenários que são patrimônios mundiais pela Unesco e impulsiona a promoção do Brasil no mercado espanhol
Embratur/Divulgação
Comunicadores atuam em alguns dos principais veículos da imprensa espanhola

08/05/2025 – Dunas esculpidas pelo vento, lagoas cristalinas e uma rica herança cultural. É com esse cenário que o Maranhão recebe, a partir desta quinta-feira (8), uma press trip com jornalistas dos principais veículos da imprensa espanhola. A iniciativa tem como objetivo reforçar a imagem do estado como um dos destinos para o turismo internacional, com foco no mercado espanhol. A ação promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae, o Governo do Maranhão e a Secretaria de Turismo (Setur) de São Luís, segue até segunda-feira (12).

A press trip faz parte das ações de promoção internacional dos destinos brasileiros e busca conectar as experiências apresentadas na FITUR e na Vitrine Brasil com os atrativos turísticos e culturais da Rota das Emoções. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ações como essa reforçam o posicionamento do Brasil como um destino turístico e possibilita aos participantes a oportunidade de vivenciar uma experiência transformadora. “Queremos mostrar ao mundo o que temos de mais autêntico: nosso povo, nossa cultura, nossas paisagens e nossa capacidade de acolhimento. O Maranhão tem todos esses ingredientes e ainda oferece experiências sustentáveis, com protagonismo das comunidades locais”, destaca.

De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, “precisamos mostrar para o mundo os nossos valores e as nossas riquezas. Esta ação fortalece a imagem do Brasil junto à imprensa especializada. Lembro que nesta ação o roteiro contempla São Luís não por acaso, mas porque é patrimônio da humanidade da Unesco e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que foi declarado, em julho de 2024, Patrimônio Natural da Humanidade. A criatividade do povo brasileiro é outro valor sem igual, por isso, apoiar esta iniciativa é também ampliar oportunidades para os mais de 95% dos negócios do setor do Turismo”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Em São Luís, capital do estado, os jornalistas serão recebidos com um mergulho na história e cultura local. O centro histórico, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, será cenário do tour “Cidade Griot”, uma experiência que conecta passado e presente por meio da oralidade e da ancestralidade que marcam a formação da cidade.

Na sequência, o grupo segue rumo aos Lençóis Maranhenses, considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, com paradas em destinos icônicos como Santo Amaro, Barreirinhas e Atins. Além dos cartões-postais conhecidos internacionalmente, os jornalistas viverão experiências autênticas com comunidades locais. Estão previstas atividades de ecoturismo, turismo de base comunitária e vivências gastronômicas, como o tradicional “Bar do Hora”, às margens do Rio Preguiças, e um piquenique ao pôr do sol nas lagoas de Atins.

A secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo evidenciou a importância da estratégia na valorização do território. “Acreditamos, fortemente, na promoção internacional feita pela Embratur e na parceria com os estados. Essa é uma oportunidade valiosa para fortalecer nossa presença no mercado europeu, divulgando nossas belezas naturais e culturais. Sabemos da importância que a imprensa desempenha nesse processo e já vislumbramos a vinda dos turistas espanhóis atraídos por tudo o que temos a oferecer”, pontuou. 

Secretário de Turismo de São Luís, Saulo Santos destaca que “para o município receber um press trip de jornalistas espanhóis é fundamental para consolidar ainda mais a cidade no mercado internacional, onde a Espanha representa um dos cinco maiores emissores da Europa para nossa cidade. A parceria com a Embratur contribui para que possamos apresentar o melhor de São Luís a este público tão importante”.

A jornada da press trip se encerra de volta à capital maranhense, com uma visita ao Quilombo Urbano da Liberdade, um dos maiores da América Latina. Os jornalistas conhecerão de perto a força da cultura afro-brasileira que se expressa na música, na culinária, no artesanato e na espiritualidade, encerrando a viagem com uma amostra da diversidade e da riqueza cultural do Brasil.