MARKETING TURÍSTICO

Brasil ganha novo plano de marketing para promoção turística internacional construído pela Embratur em parceria com o Sebrae

Elaboração do projeto contou com extenso trabalho de pesquisa, alinhamento com o Plano Nacional do Turismo e o apoio estratégico das secretarias estaduais de turismo
Embratur-Sebrae/Divulgação
Novo projeto irá suceder o Plano Aquarela, lançado há duas décadas

12/05/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresenta, na abertura do Visit Brasil Summit, em 19 de maio, no Rio de Janeiro, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil para o período de 2025 a 2028. Construído em parceria com o Sebrae, o projeto sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos junto com a Marca Brasil. O objetivo é reposicionar e fortalecer a identidade do país, ampliando estrategicamente a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2028.

A nova estratégia de promoção marcará um novo momento do turismo internacional no Brasil. Traz consigo a mensagem de um Brasil único, mas diverso em sua dimensão continental, sua pluralidade de povos, culturas, história e biomas, com muito a apresentar, oferecer e contribuir com o mundo. Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, trata-se de preparar o país para os desafios do turismo no Século XXI. “Nas últimas décadas o mundo mudou muito. Sobretudo o perfil do turista internacional. O novo plano é uma visão e um compromisso do país com o futuro. Queremos posicionar o Brasil no cenário turístico internacional com inovação, criatividade e ainda mais brasilidade”, afirmou.

O Sebrae possui trabalho estruturado de apoio aos pequenos negócios que atuam no setor do turismo. Mais de 95% das empresas do setor são de microempreendedores individuais e de micro e pequenas empresas. “Ao lançar o novo plano de marketing, a Embratur e o Sebrae estão mostrando para o país e para o mundo a importância estratégica deste segmento para a economia do país. O turismo voltou com o presidente Lula e marca Brasil está por toda parte. O plano de marketing vai justamente ampliar a nossa visibilidade. E o empreendedorismo está presente nas atividades culturais, agências de viagem, no comércio e na produção cultural gerando oportunidades e inclusão”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima. 

Construção participativa
Entre os objetivos do novo plano está alavancar a imagem turística do Brasil no exterior, aumentar o número de turistas internacionais nos destinos brasileiros, aumentar a receita turística com viagens internacionais ao país, promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico internacional  por todo o território nacional e fortalecer a gestão de atores de interesse para potencializar a competitividade turística internacional do Brasil.

A efetividade deste trabalho vai propiciar ambientes de negócio fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade, auto estima cultural além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. Liderada pela equipe técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional. Os estados brasileiros também indicaram pontos focais que contribuíram diretamente para a construção do documento. Representantes das secretarias estaduais de turismo e dos Sebraes estaduais participaram do processo, que contou ainda com o apoio da FGV e da consultoria da Dream Factory.

A Embratur também realizou uma pesquisa aberta, em três idiomas, voltada ao trade nacional e internacional, obtendo 2.458 respostas. Além disso, foram ouvidos gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores, ampliando a escuta e garantindo uma base sólida e representativa para o plano. O plano ainda passou por validação no Encontro de Gestores de Turismo do Sebrae, na Câmara Técnica de Promoção e Apoio à Comercialização do Turismo e na 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo.

Visit Brasil Summit
O Visit Brasil Summit, palco para apresentação do novo plano, é uma iniciativa inédita da Embratur, em parceria com o Sebrae,  e terá como tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”. O evento foi idealizado para promover uma série de painéis e debates com autoridades, especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Um marco na agenda do setor no país, o evento surge como um espaço de debates e cocriação de estratégias para fortalecer o posicionamento brasileiro como destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais.