15/05/2025 – De janeiro a abril de 2025, o Brasil registrou a entrada de 4.425.888 turistas internacionais, o que representa o maior valor da história para o período. Para se ter uma ideia de como o país está em alta em 2025, no ano passado, essa mesma marca só foi alcançada no mês de agosto. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15) em parceria do Ministério do Turismo, da Embratur e da Polícia Federal.
O volume representa, ainda, 64% da meta anual prevista pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), que projeta a chegada de 6,9 milhões de estrangeiros até o fim de 2025. O total de visitantes internacionais neste início de ano também corresponde a 65% de todo o fluxo registrado ao longo do ano passado, indicando um avanço expressivo no setor.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, avalia o bom resultado do quadrimestre a partir dos esforços que vêm sendo aplicados pela agência na promoção internacional do Brasil.
“A imagem positiva que o Brasil constrói no mundo é responsável direto por esse resultado. Recuperamos nossa reputação e credibilidade como um país democrático, aliado da humanidade, que tem compromisso com o futuro do planeta. Aliado a isso, nosso trabalho na Embratur tem conseguido ampliar a nossa conectividade área em patamares muito superiores ao observado no resto do mundo”, disse.
“Lançaremos o Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, um novo marco, que torna política de estado o trabalho que estruturamos de organizar a promoção do Brasil com inteligência de dados e estratégias segmentadas para cada perfil de turista. Quanto mais visitantes internacionais, mais movimentação na nossa economia, mais receita gerada, mais emprego e renda”, reforça Freixo.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 51% no fluxo internacional, o que demonstra o efeito direto das ações de promoção e articulação realizadas em conjunto pelos setores público e privado. Somente no mês de abril, o Brasil recebeu 686.239 turistas estrangeiros, um aumento de 72% em relação a abril de 2024, o equivalente a quase 288 mil visitantes a mais.
“Alcançar mais da metade da nossa meta anual já nos primeiros quatro meses do ano é um sinal claro de que estamos no caminho certo. O Plano Nacional de Turismo traçou metas ambiciosas e ver esse avanço reforça nosso compromisso em fazer do Brasil um líder do turismo na América Latina, firmando o desenvolvimento do setor, a geração de empregos e a promoção do Brasil como um destino de referência mundial”, diz o ministro do Turismo, Celso Sabino. Quando observado o mesmo período de 2024, a entrada de turistas internacionais cresceu 51% nos primeiros quatro meses de 2025. “O crescimento de mais de 50% na entrada de turistas internacionais é um reflexo direto do esforço que o governo federal tem feito para posicionar o Brasil como um destino competitivo e desejado no cenário global. Esses números mostram que o mundo quer conhecer o Brasil, e estamos prontos para receber cada vez mais visitantes”, complementou o ministro.
Principais emissores
A Argentina segue como principal país emissor, com mais de 2,1 milhões de turistas no primeiro quadrimestre, o que corresponde a um aumento de 96% em relação ao mesmo período do ano passado (1,07 milhão). Em seguida está o Chile, com 333.592 visitantes, 29% a mais do que de janeiro a abril de 2024. Na terceira posição, os Estados Unidos, com 305.932, um acréscimo de 21,68%.
Entre os países europeus, os destaques são Portugal, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha, que juntos somam 481.986 visitantes no período. Com esse ritmo de crescimento, o Brasil reafirma seu protagonismo no cenário turístico da América Latina e amplia sua visibilidade no mercado internacional.
Principais destinos
Entre os destinos brasileiros que mais receberam turistas internacionais no primeiro quadrimestre de 2025, o Rio Grande do Sul lidera com 1.144.558 visitantes, um crescimento expressivo de 93,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em seguida, aparecem São Paulo, com 1.020.851 turistas (+24,7%), e o Rio de Janeiro, que recebeu 901.991 visitantes, registrando alta de 51,9%. Também se destacam o Paraná, com 531.192 turistas (+28,8%), Santa Catarina, com 492.960 (+67,5%) e a Bahia, que atraiu 83.914 visitantes internacionais, um aumento de 61,4%.