EXPANSÃO INTERNACIONAL

Com quase 500 mil visitantes em quatro meses, Santa Catarina registra salto no turismo internacional

Estado atrai quase 500 mil visitantes estrangeiros nos primeiros meses de 2025 e consolida sua presença no mapa global do turismo
Divulgação/Embratur-Sebrae
Santa Catarina tem combinação única de cultura, natureza e gastronomia

15/05/2025 – Com paisagens deslumbrantes, infraestrutura acolhedora e uma combinação única de cultura, natureza e gastronomia, Santa Catarina vive um momento de forte expansão no turismo internacional. Entre janeiro e abril deste ano, o estado recebeu 492.960 turistas estrangeiros, um crescimento expressivo de 67,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 294.266 visitantes. Os dados são da Embratur, da Polícia Federal e do Ministério do Turismo.

Santa Catarina tem sido um dos destinos favoritos de turistas da América do Sul. A Argentina lidera o ranking, com 360.291 visitantes no primeiro quadrimestre. Em seguida estão Chile, Uruguai, Paraguai e Estados Unidos, que juntos somaram 113.298 turistas no período.

O desempenho catarinense acompanha a curva positiva do turismo internacional em todo o Brasil. No primeiro quadrimestre de 2025, o país recebeu 4.425.888 turistas estrangeiros, o maior número já registrado para o período. O volume representa 64% da meta anual de 6,9 milhões de visitantes, estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo. O crescimento de 51% em relação ao mesmo período do ano anterior evidencia os resultados das ações conjuntas entre os setores público e privado na promoção do Brasil como destino global.

Somente no mês de abril, 686.239 turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil — um aumento de 72% em comparação com abril de 2024, o que representa quase 288 mil visitantes a mais. Com esse ritmo, o país já superou a metade da meta de visitantes internacionais prevista para 2027, que é de 8,1 milhões de pessoas.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o bom desempenho reflete o momento positivo que o Brasil vive no cenário internacional. “Recuperamos nossa reputação e credibilidade como um país democrático, aliado da humanidade e comprometido com o futuro do planeta. Isso tem refletido diretamente na atração de turistas”, afirmou. Ele destaca ainda o papel da conectividade aérea na expansão do setor. “Hoje, conseguimos ampliar nossa malha aérea em um ritmo superior ao de muitos outros países.”

Principais emissores

No cenário nacional, a Argentina também ocupa o topo da lista de países emissores, com mais de 2,1 milhões de visitantes, um crescimento de 96% em relação ao mesmo período do ano passado. Chile (333.592 turistas, +29%) e Estados Unidos (305.932, +21,6%) completam o top 3, seguidos por Paraguai e Uruguai, que também registraram aumentos relevantes.

Com esse ritmo de crescimento, Santa Catarina reafirma seu potencial como um dos principais destinos do turismo internacional no Brasil, unindo belezas naturais, qualidade de vida e uma hospitalidade que conquista visitantes do mundo todo.