16/05/2025 – A Embratur e a Riotur vão oferecer a 50 participantes do Visit Brasil Summit um tour exclusivo pela Pequena África – Circuito da Herança Africana: Conexões Diaspóricas, no Rio de Janeiro. A ação, que ocorre no próximo domingo (18), tem o objetivo de apresentar aos participantes do evento um pouco da história do Brasil, incluindo no berço da cultura preta carioca, o lugar de origem do samba e do carnaval popular.
Os participantes da experiência, com duração de aproximadamente 3 horas, vão passar pelos marcos do Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana, descobrindo a influência da população africana na formação da identidade cultural do país.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirma que, além do tema da escravização, que é indispensável na contextualização da história do nosso país, durante o tour deve-se romper com narrativas limitadas e apresentar a Pequena África como o berço da cultura preta carioca, ou seja, lugar de origem do samba, do carnaval popular e reconhecido, desde 2005, pela Fundação Cultural Palmares como Quilombo Urbano da Pedra do Sal.
“Ali, o povo preto ressignificou sua existência na diáspora, criou laços, resistiu, empreendeu, fez arte, celebrou a vida. A Pequena África é um território de memória viva, fundamental para compreendermos a história brasileira sob uma perspectiva mais verdadeira e inclusiva. Uma experiência imperdível”, salientou Freixo.
O tour passa, ainda, por locais emblemáticos, como o Morro da Conceição, o Largo de São Francisco da Prainha, a Pedra do Sal, o Jardim Suspenso do Valongo e o Cais do Valongo — todos eles repletos de história, resistência e ancestralidade.
“Conhecer a Pequena África é uma das experiências mais importantes, para que as pessoas possam entender que o Cais do Valongo foi o porto que mais recebeu escravizados no Brasil durante o período da escravidão e que, hoje, é um reduto de resistência, de força e que pode demonstrar para todas as pessoas que visitam nosso país como o Brasil resistiu e que isso foi transformado num legado histórico, numa estrutura de visitação incrível com bela gastronomia, com música. Dá para sentir a força da população negra estando na Pequena África”, ressaltou a coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres.
A iniciativa conta com o apoio do Sebrae Nacional. “Os pequenos negócios são parte desta construção. Essas empresas geram emprego, inclusão, renda, inovam, valorizam a nossa cultura e permitem a construção de um planeta sustentável, com a valorização da nossa brasilidade. Além disso, o empreendedorismo no turismo vem sendo aliado na Aliança Global contra a Fome, mostrando-se uma alternativa real”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Pequena África
A Pequena África é um território onde o visitante tem íntima relação com música, história, cultura e gastronomia afro-brasileira. Localizada nos bairros Saúde, Gamboa e Santo Cristo, na zona portuária do Rio de Janeiro, o local é um ativo turístico pela herança ancestral.
Saiba mais em https://riotur.rio/que_fazer/pequena-africa/
Visit Brasil Summit – Rio: Inovação, inclusão e negócios
Evento inédito para orientar a promoção turística internacional do Brasil, a primeira edição do Visit Brasil Summit tem como tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, e acontece nos dias 19 e 20 de maio de 2025, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). Promovido pela Embratur, em parceria com o Sebrae, o evento se consolidará como um importante ponto de encontro para especialistas, líderes e profissionais do setor.
Ao dar visibilidade a essas histórias e reunir agentes de mudança, o Visit Brasil Summit se consolida como uma plataforma essencial para repensar um turismo brasileiro mais inclusivo, mais diverso e liderado por quem acredita na força transformadora do empreendedorismo.