19/05/2025 – O Brasil tem quebrado recordes a cada mês de 2025 com o turismo internacional e a tendência é de alcançar uma marca histórica ainda este ano. Durante a abertura do Visit Brasil Summit, nesta segunda-feira (19), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo e o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmaram que a expectativa é de que o país ultrapasse a marca de 8 milhões de turistas estrangeiros.
Promovido pela Embratur, em parceria com o Sebrae, o Visit Brasil Summit marca um novo momento na promoção internacional do Brasil como destino turístico, centrado na valorização da ancestralidade, da diversidade cultural e da sustentabilidade. Na abertura, a Embratur lançou o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil para o período de 2025 a 2027, que servirá para reposicionar a imagem do país no exterior, centrada na valorização da diversidade cultural, na sustentabilidade e na inovação.
Marcelo Freixo destacou que o Brasil vive um novo momento na promoção internacional do turismo. “Queremos um turismo com identidade, que represente a nossa alegria, nossa hospitalidade e a potência que temos na diversidade. O mundo precisa conhecer os muitos Brasis que temos”, afirmou.
Ele também celebrou os números do primeiro quadrimestre de 2025. Mais de 4,4 milhões de turistas internacionais, um crescimento de 51% em relação ao mesmo período do ano passado. “A meta estabelecida no Plano Nacional de Turismo para este ano era de 6,9 milhões de visitantes. Mas vamos alcançar os 8 milhões, o que é muito acima do que estava previsto, uma vez que os 8 milhões de turistas eram previstos para o ano que vem, só em 2026. Vamos bater a meta antes do previsto”, disse.
O presidente evidenciou ainda que “enquanto outros destinos colocam barreiras, o Brasil abre os braços. A hospitalidade é a nossa marca. Em média, 86% das pessoas que fazem viagens internacionais escolhem destinos com até cinco horas de voo. Isso nos dá uma enorme vantagem competitiva no mercado sul-americano. Temos localização, diversidade e acolhimento. Estamos colhendo os frutos de um planejamento ousado e integrado, mesmo em tempos de crise internacional.”
Além do aumento no número de visitantes, o país também comemora o crescimento da arrecadação. A meta é superar os US$ 7,3 bilhões em receitas com o turismo internacional, registrados em 2024. “Mais visitantes significam mais empregos, mais renda e mais oportunidades para os brasileiros”, reforçou Freixo.
O ministro Celso Sabino reforçou que o crescimento do setor é resultado de um trabalho conjunto entre o Ministério do Turismo, a Embratur e o Sebrae. “O turismo brasileiro vive um momento histórico. O mundo enxerga o Brasil como um país com estabilidade política, social e econômica. Esse cenário tem impulsionado resultados extraordinários. Em apenas quatro meses, crescemos 51% em relação ao ano passado. O turismo hoje gera mais empregos do que as exportações de algodão e café e movimenta 7 milhões de empregos, especialmente entre pequenos empreendedores. O presidente Lula nos desafiou a tornar o turismo uma das grandes matrizes econômicas do país, e estamos cumprindo”, garante.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, ressaltou a força transformadora das micro e pequenas empresas no turismo, que representam 97% dos empreendimentos do setor e geraram, somente no último ano, 1,3 milhão de novos empregos. Ao afirmar que “o turismo é feito de gente apaixonada”, Décio Lima destacou o protagonismo do empreendedor brasileiro. “O Brasil vive uma oportunidade única de se consolidar como potência global no campo da sustentabilidade e do turismo, impulsionado por valores humanistas e pela diversidade de seus seis biomas. Não podemos ser menores que nossos próprios sonhos”, declarou, citando o poeta catarinense Lindolfo Bell.
Presente na abertura, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, celebrou o protagonismo da cidade no turismo internacional. “O Rio é espetacular e o Brasil é único, mas feito de muitos Brasis que precisam ser valorizados. O turismo é uma grande ferramenta do século 21 para gerar emprego, renda e alegria”, declarou.
Base comunitária
Histórias como a de Adriana Lanawa, liderança do turismo de base comunitária no Amazonas, deram um tom emocionante ao evento. “Há seis anos, eu nem sabia o que era turismo. Comecei a receber visitantes, contar sobre minha história e cultura em Novo Airão. Hoje, entendo que isso é turismo, um turismo que valoriza quem somos”, relatou.
A vice-presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Virginia Messina, destacou o potencial do Brasil na tendência global do turismo de bem-estar. “O setor explodiu, as pessoas estão buscando experiências ligadas à longevidade. O Brasil tem infraestrutura de saúde, hospitalidade e paisagens incríveis, tudo o que os investidores e turistas procuram. É um exemplo claro de como o país pode diversificar sua oferta turística”, apontou.
Plano Internacional de Marketing Turístico
Durante a abertura do Visit Brasil Summit, foi lançado oficialmente o Plano Brasis, o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil para o período de 2025 a 2027. A iniciativa, apresentada pelo presidente Marcelo Freixo, e formalizada por meio de portaria assinada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, marca uma virada estratégica na promoção internacional do país. Construído em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, o Plano Brasis sucede o Plano Aquarela, criado há duas décadas com a Marca Brasil, e propõe um reposicionamento da imagem do Brasil no exterior, centrado na valorização da diversidade cultural, na sustentabilidade e na inovação. O objetivo é ampliar a presença dos destinos brasileiros no mercado global, fortalecendo a identidade nacional e promovendo um turismo conectado com os múltiplos Brasis.
O Futuro do Turismo é ancestral
A participação da escritora Conceição Evaristo no Visit Brasil trouxe uma perspectiva potente e necessária sobre o turismo no Brasil. Para ela, “o futuro do turismo não começa amanhã, ele começa agora e esse futuro é ancestral”. A autora propôs uma reflexão sobre os diferentes modos de vivenciar o tempo, destacando que as culturas negras e indígenas não seguem uma lógica linear, mas sim um tempo dinâmico, em constante movimento, onde o passado, o presente e o futuro se entrelaçam.
Painéis
Na parte da tarde, o evento reuniu autoridades, especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo em painéis. Houve cocriação de estratégias para fortalecer o posicionamento brasileiro como destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais.
O Futuro do Turismo é Inclusivo e Empreendedor
O primeiro painel teve como tema “O Futuro do Turismo é Inclusivo e Empreendedor”. Com mediação da coordenadora do Núcleo de Comércio, Serviços e Economias de Futuro da Unidade de Competitividade no Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, o painel contou com a participação de Adriane Lanawa, empreendedora social reconhecida por seu trabalho de base em comunidades indígenas e quilombolas; do presidente Global da CUFA e Favela Holding, Marcus Vinícius Athayde; do produtor cultural, documentarista e CEO da Cultne, Dom Filó; da diretora da Casa Amarela Providência, Tiphanie Constantin; e da proprietária da Pousada Luz do Sol, em São Jorge (GO), Teia Avelino.
Os participantes falaram sobre como o empreendedorismo no setor ocupa um papel fundamental, movimentando comunidades, impulsionando a cultura e promovendo inclusão social.
Futuro do Turismo é Sustentável
O segundo painel abordou o “Futuro do Turismo é Sustentável”. A mediadora Jeanine Pires, representante do turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, se juntou a nomes como Márcia Hirota, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica; Heitor Kadri, diretor do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas; Vitória da Riva Carvalho, presidente da Fundação Cristalino Lodge; e Vilena Silva, CEO da startup Compensei, para debater como o turismo pode contribuir para a conservação ambiental, a mitigação da crise climática e a valorização de práticas regenerativas e de impacto positivo.
O Futuro do Turismo é Diverso
Encerrando a programação de painéis do dia, foi realizado o debate com o tema “O Futuro do Turismo é Diverso”. A gerente de Empreendedorismo Social – SEBRAE – RJ, Carla Teixeira, mediou a ação, que contou com Martinique Lewis, presidente da Black Travel Alliance; Nina Veloso e Raquel Braga, sócias do DAS; Ana Benevides, representante do Programa Asa para Todos da Agência Nacional de Aviação Civil-ANAC; e Breno Cruz, professor do Departamento de Gastronomia da UFRJ e Idealizador do Festival Gastronomia Preta.
No painel, Martinique Lewis, referência internacional na luta por inclusão racial no setor trouxe sua experiência à frente da Black Travel Alliance e seus estudos sobre como a representação molda o comportamento de viajantes negros ao redor do mundo.
O Visit Brasil Summit continua nesta terça-feira (20) com mesas temáticas, painéis de especialistas e uma programação voltada à inovação, tecnologia e experiências regenerativas. Mais do que promover destinos, o evento busca promover um Brasil inteiro, com sua pluralidade, suas histórias e seus futuros possíveis.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
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Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.