PELO BRASIL

Começando pelo Rio, Plano Brasis pega a estrada e Embratur e Sebrae vão apresentá-lo em todos os estados brasileiros

Agência quer detalhar o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do país e debater iniciativas para que ações locais estejam em sintonia com a visão estratégica do país
Márcio Menasce/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo detalha nova estratégia de promoção dos destinos brasileiros no exterior

21/05/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou, em parceria com o Sebrae Nacional, nesta quarta-feira (21), no Rio de Janeiro (RJ), o Plano Brasis, novo Plano de Marketing Turístico Internacional do país. O objetivo é detalhar a estratégia de promoção dos destinos brasileiros no exterior até 2027 e o documento orientador para a promoção internacional voltado para cada Unidade da Federação. Esse é o início de um trabalho para promover maior coesão entre a estratégia nacional de promoção internacional do Brasil e as ações desenvolvidas nos estados.

A primeira apresentação aconteceu na sede do Sebrae Rio, na capital fluminense. Nos próximos meses, a Embratur visitará outras regiões do país com o mesmo objetivo: garantir que as ações locais estejam em sintonia com a visão estratégica do país, fortalecendo a promoção do turismo brasileiro no exterior. Construído em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e o Sebrae, o Plano Brasis sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos, junto com a Marca Brasil, e reposiciona e fortalece a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027.

O novo plano vai propiciar ambientes de negócio fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade, auto estima cultural além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. Liderada pela equipe técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional. Os estados brasileiros também indicaram pontos focais que contribuíram diretamente para a construção do documento. Representantes das secretarias estaduais de turismo e dos Sebraes estaduais participaram do processo, que contou ainda com o apoio da FGV e da consultoria da Dream Factory.

A Embratur também realizou uma pesquisa aberta, em três idiomas, voltada ao trade nacional e internacional, obtendo 2.458 respostas. Além disso, foram ouvidos gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores, ampliando a escuta e garantindo uma base sólida e representativa para o plano. O plano ainda passou por validação no Encontro de Gestores de Turismo do Sebrae, na Câmara Técnica de Promoção e Apoio à Comercialização do Turismo e na 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo.

Freixo destaca a importância de levar o plano a cada uma das regiões. “Com essas ações, a gente apresenta os nosso principais eixos estratégicos e o novo posicionamento do Brasil no mercado internacional, mostra como cada estado está incluído nesse plano e garante um diálogo ainda mais próximo com os Sebraes de cada região e com as secretarias estaduais de turismo e o trade turístico local. Nossas apresentações são todas participativas para que tudo ocorra de forma colaborativa. Isso é importante porque o Plano Brasis foi construído ouvindo todo mundo e a gente quer que continue assim”, explica.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, lembra que o fortalecimento da promoção internacional ajuda a gerar empregos. “As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra revolucionária no potencial de gerar emprego e renda no país, que é o único no mundo que possui seis biomas. O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade, que é justamente a proposta do lançamento deste plano”, aponta Décio Lima.

Lançamento

O lançamento do Plano Brasis aconteceu nesta segunda-feira (19). Freixo, apresentou a novidade no primeiro dia do Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Em solenidade na abertura do evento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, assinou a portaria da pasta que institui a iniciativa. O lançamento marca um novo momento do turismo internacional no Brasil. De acordo com o presidente da Embratur, trata-se de “um plano de construção de país”, que traz um Brasil diverso, sustentável, democrático, “bom para visitar e bom para se viver”, e que também entende o turista como um agente na construção desse país.

O Plano Brasis traz consigo a mensagem de um Brasil único, mas diverso em sua dimensão continental, sua pluralidade de povos, culturas, história e biomas, com muito a apresentar, oferecer e contribuir com o mundo. Entre os objetivos do projeto está alavancar a imagem turística do país no exterior, aumentar o número de turistas internacionais nos destinos brasileiros, ampliar a receita turística com viagens internacionais ao país e promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico internacional por todo o território nacional e fortalecer a gestão de atores de interesse para potencializar a competitividade turística internacional do Brasil.

O lançamento acontece quando o país registra uma série de recordes de entrada de turistas internacionais e de entrada de divisas. Foram US$ 7,3 bilhões de dólares arrecadados em 2024 só com turismo estrangeiro. E para se ter uma ideia, De janeiro a abril de 2025, o Brasil registrou a entrada de 4.425.888 visitantes internacionais, 65% de todo o fluxo registrado ao longo do ano passado, indicando um avanço expressivo no setor.

Interessados em conhecer o Plano Brasis podem acessá-lo clicando aqui.

Visit Brasil Summit

O Visit Brasil Summit, onde a Embratur lançou o novo plano, é uma iniciativa inédita da Agência, em parceria com o Sebrae, e teve como tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”. O evento foi idealizado para promover uma série de painéis e debates com autoridades, especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Um marco na agenda do setor no país, o evento é como um espaço de debates e cocriação de estratégias para fortalecer o posicionamento brasileiro como destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.