PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Em nova campanha, Brasil mostra a turistas dos EUA por que é o destino mais autêntico do mundo

Com slogan “Não há lugar como o Brasil”, peças publicitárias focam destinos que são patrimônios da Unesco, sustentáveis, pulsantes de cultura, aventura e natureza exuberante
Divulgação/Embratur
Destinos destacados são reconhecidos como Patrimônios Mundiais pela UNESCO

21/05/2025 – Com foco na autenticidade, sustentabilidade e exuberância dos destinos brasileiros, a Embratur lança, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (20), uma nova campanha para mostrar que não há lugar como o Brasil no mundo. As peças tomarão conta das redes sociais e plataformas digitais do Tio Sam para revelar por que o Brasil vem atingindo recordes históricos com o turismo internacional e tem se consolidado como o destino mais completo para quem busca aventuras genuínas, experiências culturais profundas e turismo sustentável de alto nível. 

A iniciativa, que traz o slogan “Não há lugar como o Brasil”, promove segmentos e nichos estratégicos para a Embratur, destacando os emocionantes safáris no Pantanal, as paisagens paradisíacas dos Lençóis Maranhenses, a cultura vibrante do Rio de Janeiro e a rica história de Paraty. Esses destinos, reconhecidos como Patrimônios Mundiais pela UNESCO, combinam de forma única o luxo autêntico com compromisso ambiental.

A campanha será veiculada nos estados de Massachusetts, Califórnia, Colorado, Nova York, Illinois, Texas, Geórgia, Flórida, Carolina do Norte e no Distrito de Columbia. A divulgação da campanha é realizada em parceria com associações de operadoras de turismo nos mercados, além de companhias aéreas, plataformas online que permitem aos viajantes reservar passagens aéreas, hoteis, aluguel de carros e outros serviços de viagem (OTAs) e operadoras de turismo que atuam na promoção direta com os públicos-alvo dos mercados.

“68% dos viajantes norte-americanos buscam experiências sustentáveis e esta campanha chega no momento ideal para esse público. Estamos mostrando um Brasil que lidera em turismo responsável. Do Pantanal, onde o ecoturismo protege as onças-pintadas, aos Lençóis Maranhenses, onde comunidades locais são protagonistas, passando pelo Rio de Janeiro, que combina natureza exuberante com cultura urbana, e Paraty, onde história, biodiversidade e saberes tradicionais convivem em harmonia, oferecemos uma combinação única de patrimônios, autenticidade e infraestrutura de qualidade. Tudo isso com o calor humano que só o nosso povo pode oferecer. Este é um convite para que os turistas dos Estados Unidos venham viver o Brasil em sua essência mais pura, criando memórias inesquecíveis e valorizando, ao mesmo tempo, as pessoas e a natureza”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A estratégia de comunicação foi cuidadosamente elaborada para falar diretamente com o turista norte-americano moderno. Pesquisas mostram que 42% do público-alvo escolhe o Brasil pela cultura, 35% pela gastronomia e 19% pela natureza. Por isso, a campanha inclui um vídeo principal de 60 segundos e três peças menores de 20 segundos, todas mostrando turistas reais vivenciando experiências imersivas. O conteúdo será segmentado para diferentes perfis, desde os aventureiros em busca de safáris até famílias procurando praias paradisíacas e viajantes solo ávidos por cultura.

A campanha é uma parceria da Embratur com o Sebrae Nacional e faz parte da estratégia de aumentar o conhecimento sobre o Brasil entre profissionais do turismo e impulsionar negócios e vendas internacionais. Além da presença nas principais feiras turísticas em todo o mundo, a ideia é levar o Brasil para perto do público-alvo de forma sensorial e memorável com ações especiais como famtours para agentes de viagens, press trips para jornalistas e uma Galeria Visit Brasil prevista para setembro de 2025.

“No Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios. Esses empreendimentos são responsáveis pela geração de empregos e renda em todo país. Ao participar desta estratégia com a Embratur, o Sebrae busca fomentar os negócios do turismo. Somos um país com grande diversidade e precisamos mostrar toda esta potência para o mundo, com isso gerar mais oportunidades para os empreendedores”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Não há lugar como o Brasil

O Brasil se revela nesta campanha como um universo completo de possibilidades, onde a maior biodiversidade do planeta se harmoniza com um firme compromisso com a sustentabilidade. Patrimônios Mundiais da UNESCO se destacam como jóias a serem descobertas: o Pantanal, maior planície alagada do mundo; os Lençóis Maranhenses, com suas paisagens deslumbrantes; o Rio de Janeiro, entre montanhas e mar; e Paraty, onde a história pulsa em cada rua de paralelepípedo.

No Pantanal, o turista encontra uma versão única de safári, onde o contato com a natureza se entrelaça com a gastronomia regional e o modo de vida pantaneiro. Da vibração contagiante das rodas de samba no Rio de Janeiro ao charme colonial de Paraty, passando por experiências de afroturismo que celebram a herança africana no país, os viajantes encontram uma cultura pulsante que traz dança, música e ancestralidade. E para quem busca paisagens únicas no mundo, os Lençóis Maranhenses, ponto alto da Rota das Emoções, oferecem uma mistura quase surreal de dunas brancas e lagoas cristalinas.

Turismo internacional em alta

O Brasil segue em ritmo acelerado na retomada do turismo internacional. O 1º trimestre de 2025 marcou um crescimento expressivo de 47,78% na entrada de estrangeiros em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os países em destaque estão os Estados Unidos, que bateu recorde. Foram 260.935 norte-americanos visitando o Brasil entre janeiro e março deste ano. O número representa um aumento de 27,79% frente ao mesmo período de 2024, o melhor 1º trimestre da série histórica.

O avanço do turismo internacional está alinhado às metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), que visa posicionar o Brasil como o destino mais visitado da América do Sul até 2027. A meta é atingir 8,1 milhões de visitantes estrangeiros por ano. O PNT está integrado ao Plano Plurianual 2024-2027 e contempla 20 programas e planos setoriais, incluindo o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, reforçando o compromisso com a Agenda 2030 da ONU e com o desenvolvimento sustentável do setor.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.