NATUREZA E AVENTURA

Operadores de turismo dos EUA e Canadá visitam o Mato Grosso para vivenciar experiências pantaneiras

Promovido pela Embratur em parceria com o Sebrae, Famtour Experience Brasil convidou sete profissionais norte-americanos para conhecerem a natureza e a cultura do Pantanal Norte
Mariana Vaz/Embratur
Jornada incluiu observação da vida selvagem, gastronomia e rodadas de negócios com o trade turístico mato-grossense

23/05/2025 – O Mato Grosso abriu as portas para sete operadores internacionais dos Estados Unidos e do Canadá para uma viagem de familiarização (Famtour) ao Pantanal. Iniciado no sábado (17), o famtour segue até 24 de maio. Entre as atividades, os convidados vivenciam experiências como safáris de observação de onças pintadas em seu habitat natural, e participam de uma rodada de negócios com o trade mato-grossense, fortalecendo parcerias para a comercialização de novos roteiros no mercado norte-americano e canadense.

A iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae Nacional, e com o apoio do Sebrae MT e da secretaria de turismo do estado vai levar para as prateleiras de produtos turístico dos países da América do Norte uma parte importante da maior planície alagada do mundo para atrair mais turistas internacionais para a região. O Pantanal Norte é fundamental para o turismo brasileiro. A região possui uma rica biodiversidade e abriga uma enorme variedade de espécies, como onças, capivaras e araras, por exemplo.

As experiências oferecidas, como a observação da vida selvagem e a imersão na cultura local atraem ecoturistas, promovem o turismo sustentável e a diversificação de destinos e beneficiam comunidades locais contribuindo para a conservação do meio ambiente e gerando emprego e renda.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o ecoturismo ajuda a preparar a economia brasileira para os desafios do Século XXI. “A gente está falando não só de fortalecer comunidades tradicionais, gerar emprego e renda e promover a auto estima cultural dos brasileiros, mas de fazer com que nosso meio ambiente tenha mais valor de pé, preservado, que desmatado. É criar oportunidades para preservar o meio ambiente a partir de uma atividade econômica muito ampla e que tem potencial para se tornar mais importante que o petróleo”, afirma.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, explica que a diversidade do Brasil está na criatividade da população e no patrimônio ambiental do país. “O Brasil, com os seus seis biomas, traz uma diversidade única. Com isso, o setor vem se destacando na modalidade da realização do turismo de experiência. Além disso, o país possui uma criatividade e uma cultura que tornam esta riqueza exemplo no mundo. Os pequenos negócios estão em toda a cadeia produtiva do turismo e contribuem para ampliar oportunidades e inclusão”, afirma.

Os famtours

Os operadores norte-americanos desembarcam em Mato Grosso para a Famtour Experience Brasil neste sábado (17). Na região norte do Pantanal, o grupo participará de safáris noturnos, safáris ao amanhecer, passeios a cavalo, passeios de barco e de canoa pelo Rio Pantanal, expedições para observação de onças pintadas em seu habitat natural, observação de aves (birdwatching), rodas de viola, conhecerão as comidas tradicionais da região e também participarão de um encontro de relacionamento com o trade mato-grossense para criar redes de contato e fomentar negócios.

O convite de operadores internacionais para famtours tem se mostrado altamente eficaz como ferramenta de promoção internacional dos destinos brasileiros. Essas atividades fortalecem a promoção e comercialização de experiências turísticas e a diversificação dos portfólios de operadoras e agências de viagens internacionais; proporcionam aos operadores e agentes de viagens o aprofundamento do conhecimento sobre destinos brasileiros; e facilita, a rede de contatos entre os convidados e os trades locais, gerando novas oportunidades de negócios e ampliando as vendas.

Mercado norte-americano

Os números de entrada de americanos e canadenses nos destinos nacionais e suas preferências de viagem indicam potencial de aumento de interesse desses mercados turísticos pelo Brasil. Em 2024, os Estados Unidos se estabeleceram como o segundo maior emissor de turistas para o país, registrando 728.537 entradas durante o ano. Só nos primeiros três meses de 2025, o número de estadunidenses nos destinos nacionais foi de 260.935, crescimento de 27,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o Canadá foi o 16º maior emissor de turistas para o Brasil em 2024, com um total de 96.540 ingressos registrados durante o ano. No primeiro trimestre deste ano, foram 38.157 entradas, número 21,8% maior que em janeiro, fevereiro e março de 2024, quando esse registro foi de 31.304.

Embora o volume represente uma parcela menor do fluxo turístico global para o Brasil, uma análise do perfil dos viajantes canadenses revela nuances importantes. De acordo com dados da Globaldata de 2024, o interesse por visitas a amigos e parentes (VFR), com 42,8%, supera a média mundial. Contudo, a principal motivação de viagem para os canadenses é a busca por sol e praia, com expressivos 44,4%. O turismo urbano (24%) e o cultural (22%) também se mostram relevantes para este mercado. Apesar da sua atual posição no ranking, o mercado canadense apresenta um promissor potencial de crescimento para o Brasil.