05/06/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu nesta quinta-feira (5) o governador em exercício do Maranhão, Felipe Camarão, para discutir estratégias de promoção internacional do estado. O foco do encontro foi o fortalecimento dos Polos Turísticos do Maranhão, com ações voltadas ao turismo sustentável, marketing e apoio à comercialização, além da ampliação dos destinos maranhenses a serem projetados fora do país.
Hoje, três polos já são trabalhados com ações estruturadas: São Luís, Lençóis e Delta e Chapada das Mesas. A meta, no entanto, é ampliar a visibilidade internacional para os dez polos definidos pelo Programa Nacional de Regionalização do Turismo (MTur). Além dos três polos já promovidos, integram a lista: Serras, Guajajaras, Timbiras e Canelas; Cocais; Amazônia Maranhense; Sertão Maranhense; Lagos e Campos Floridos; Munim e Floresta dos Guarás.
“Queremos mostrar ao mundo a diversidade de experiências que o Maranhão tem a oferecer, com natureza exuberante, cultura rica e comunidades acolhedoras”, destacou Felipe Camarão. “Nosso estado tem tudo: turismo ecológico, histórico, cultural e uma identidade única no Brasil.”
Marcelo Freixo ressaltou que o novo Plano de Marketing Internacional da Embratur, lançado este ano, prioriza justamente esse tipo de parceria. “O reconhecimento internacional de destinos sustentáveis é estratégico. Atrai um turista mais qualificado, que valoriza a cultura local e gera impacto positivo para as comunidades”, afirmou o presidente.
Rota das Emoções
Durante o encontro, Marcelo Freixo também destacou o Experience Brasil Famtour Rota das Emoções, (viagem de familiarização) realizado pela Embratur em parceria com o Sebrae, de 6 a 14 de junho, com operadores de turismo da Espanha e México pela Rota das Emoções, roteiro que inclui destinos no Maranhão, Piauí e Ceará.
Além de conhecerem os atrativos, os operadores internacionais participam de rodadas de negócios com prestadores de serviços locais em Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI) e Camocim (CE). “A conexão entre operadores estrangeiros e o trade local é muito importante para transformar o interesse em pacotes turísticos reais. Essa ponte movimenta a economia regional de forma sustentável”, disse o presidente da Agência.
Maranhão em destaque
O Maranhão já integra diversas frentes de promoção internacional da Embratur. Destaques como a Rota das Emoções foram promovidos na Fitur (Madrid), uma das maiores feiras de turismo do mundo, e na Galeria Visit Brasil (Paris), voltada ao turismo de patrimônio reconhecido pela Unesco. Além disso, destinos como os Lençóis Maranhenses têm presença constante nas campanhas da Agência.
Crescimento internacional
O fluxo de visitantes estrangeiros também foi pauta da reunião. Em 2024, o Maranhão recebeu cerca de 69.500 turistas internacionais. A expectativa para 2025 é superar os 75 mil visitantes. Os principais países emissores são Estados Unidos, Itália, Portugal, Espanha e França.
Participaram do encontro, pela Embratur, as coordenadoras Kátia Bitencourt (Assuntos Estratégicos) e Carina Câmara (Articulação com o Trade Nacional). Pelo governo do Maranhão, estiveram presentes Luana Müriella (secretária adjunta executiva), Hugo Veiga (assessor especial) e André Bello (secretário adjunto da Vice-Governadoria). O deputado federal Márcio Jerry também acompanhou o encontro.