FEIRAS MICE

Embratur lança edital para selecionar coexpositores em feiras de turismo de negócios do segundo semestre de 2025

Eventos acontecem nos Estados Unidos, em outubro, e na Espanha, em novembro; o período de inscrições termina no dia 3 de julho de 2025
Embratur-Sebrae/Divulgação
O edital para inscrição de coexpositores nas feiras de turismo do segmento MICE já está disponível

23/06/2025 – A Embratur lança, nesta segunda-feira (23), edital para inscrição de interessados em participar como coexpositores da Agência, em parceria com o Sebrae, nas feiras do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) do segundo semestre deste ano. Os selecionados terão oportunidade de realizar negócios, promover produtos, destinos, infraestrutura e serviços turísticos do segmento de negócios e eventos na IMEX America – Las Vegas, de 7 a 9 de outubro, e na IBTM – Barcelona, de 18 a 20 de novembro. O período de inscrições no edital é de 23 de junho a 3 de julho de 2025. Para a inscrição, os interessados devem verificar os critérios exigidos no edital. Inscreva-se neste link.

Podem participar do processo organizações da administração pública, além de empresas do trade turístico, como hotéis, companhias aéreas, operadoras, organizações de marketing de destinos, organizadores de congressos, espaços para eventos e outras do segmento de reuniões, incentivos, conferências e eventos.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o turismo de negócios, eventos e incentivos têm um impacto econômico expressivo no país. Para ele, é importante focar no fortalecimento do Brasil como um destino autêntico, competitivo e sustentável para negócios internacionais. “O turista de negócios é o que mais gasta, em média, por visita, e esse é um segmento estratégico no mundo todo. O Brasil, com toda a sua diversidade e potencial, tem plenas condições de atrair cada vez mais eventos internacionais, que, ao serem sediados no país, representam uma oportunidade de demonstrar nossa capacidade de infraestrutura, inovação e de impulsionar diversos setores econômicos do país”, salientou.

“Os pequenos negócios estão inseridos neste contexto, pois vão poder atuar nos mais diferentes segmentos do Turismo. Este processo pertence aos empreendedores e empreendedoras do país para ampliar oportunidades e gerar emprego e renda no país. Esta ação é de grande importância, pois com esta iniciativa, o Sebrae e a Embratur estão posicionando as experiências turísticas brasileiras. Estamos atuando, abrindo mercado para os pequenos negócios, que no turismo, são a maioria também. Os pequenos negócios estão tendo a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços, sempre com o máximo de qualidade e com apoio do Sebrae”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

MICE no Brasil

Por meio do edital, a Embratur seleciona e cria oportunidades para empresas qualificadas atuarem no mercado internacional contribuindo para o posicionamento do Brasil como um destino de referência para negócios, eventos e incentivos. Uma comprovação da efetividade da estratégia da Agência no segmento é o crescimento do posicionamento do Brasil no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA). Conforme dados da associação internacional, em 2024 o Brasil voltou ao Top 15 da ICCA, se posicionando como líder da América Latina como o país que mais sediou eventos internacionais.

As Feiras

Imex America – Las Vegas (Estados Unidos) (7 a 9/10/2025)

IBTM World – Barcelona (Espanha) (18 a 20/11/2025)

Seleção

O processo selecionará interessados em participar do evento nas seguintes categorias:

Institucionais – órgãos ou instituições da Administração Pública direta e indireta;

Setor privado – Operadores de Turismo Receptivo Internacional, Meios de Hospedagem; Organizações de Marketing de Destinos e/ou Associações Representativas de Segmentos ou Nichos; Companhias Aéreas; e Espaços para Congressos e Exposições ou organizadores de eventos internacionais.
Os resultados serão divulgados separadamente nas seguintes datas:

Imex America: 14/7/2025
IBTM: 15/7/2025

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.