17/06/2025 – A Embratur, em parceria com a LATAM Airlines, acaba de lançar uma campanha inédita no Chile que transforma o metrô de Santiago em uma vitrine de experiências brasileiras. A ação integra o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) e busca reforçar ainda mais a presença do Brasil no imaginário dos chilenos, aumentando a competitividade dos destinos no mercado internacional.
Considerada uma das iniciativas mais criativas já realizadas pela Agência em mercados sul-americanos, a campanha personalizou completamente oito vagões da principal linha de metrô da capital chilena com imagens de praias paradisíacas, natureza exuberante, rica cultura e, claro, a hospitalidade brasileira que encanta o mundo, enfatizando destinos que possuem voos diretos operados pela LATAM entre Santiago e o Brasil.
Além de transformar o metrô em uma vitrine de paisagens brasileiras, a campanha disponibiliza QR Codes nos vagões para direcionar os passageiros a ofertas promocionais no site da LATAM, que também cede espaço de destaque para conteúdos especiais além das tarifas atrativas.
A campanha também contará com influenciadores digitais chilenos, convidados a irem até as estações de metrô para vivenciarem a ação de perto, produzirem conteúdos no local e ampliarem o alcance da iniciativa nas redes sociais.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ações como essa colocam o Brasil em evidência de forma estratégica e atraente. “Mais do que divulgar nossos destinos, queremos garantir que o Brasil esteja preparado para receber cada vez mais visitantes, com voos diretos, hospitalidade e uma oferta turística diversificada e qualificada. Ao lado da LATAM, nossa parceira estratégica, mostramos que o turismo é uma ponte viva entre povos, culturas e oportunidades”, afirma Freixo.
Turistas internacionais
A América do Sul segue como a principal região emissora de turistas para o Brasil. De janeiro a maio 2025, o país recebeu mais de 3,4 milhões de visitantes sul-americanos, um crescimento de 68,04% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 2,06 milhões de visitantes.
Neste cenário, o Chile é um dos principais emissores de turistas para o país. Neste período 387.611 mil chilenos já visitaram o país, enquanto em 2024 foram 294.485, um aumento de 31%. Ações como esta reforçam a presença do Brasil no imaginário dos viajantes chilenos, fomentando o fluxo turístico e impulsionando a economia de diversas regiões brasileiras.
LATAM e o Brasil
Atualmente, a LATAM Airlines é responsável por 71,42% das operações aéreas entre o Brasil e o Chile e é a maior empresa aérea em operação no Brasil, reforçando a importância da parceria com a Embratur e as ações coordenadas que vêm sendo entregues no âmbito do acordo de cooperação.
De janeiro a abril de 2025, foram realizados 3.409 voos do Chile para o Brasil, destes 2.156 foram operados pela LATAM. Em 2024, dos 2.834 voos realizados de janeiro a abril, 1.665 foram operados pela LATAM, o que representa um crescimento de 20,28% se comparado ao mesmo período do ano anterior.
María Paz Villasante, Gerente de Estratégia Comercial do Grupo LATAM Airlines, ressaltou a importância desta parceria com a Embratur. “Estamos felizes com essa parceria, que nos permite materializar nosso compromisso de sermos a principal ponte aérea entre o Chile e o Brasil. Com nove destinos diretos e uma oferta de mais de 812 mil assentos para 2025, estamos encurtando distâncias para que mais chilenos possam vivenciar de perto a cultura, os sabores e as paisagens que o Brasil oferece”, disse.
Destinos Contemplados
Os vagões do metrô de Santiago ganharam uma nova roupagem, com imagens e elementos visuais que transportam os passageiros para alguns dos destinos mais emblemáticos do Brasil, todos conectados por voos diretos da LATAM. Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Recife são os protagonistas dessa experiência imersiva. A ação no metrô de Santiago segue até 10 de julho.
PATI
A ação faz parte do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), uma iniciativa da Embratur desenvolvida para ampliar a promoção de destinos brasileiros no exterior. Atuando como um projeto-piloto, o PATI realiza campanhas integradas com parceiros estratégicos do setor, incluindo companhias aéreas, operadoras de turismo e plataformas digitais. A promoção inédita no metrô de Santiago, no Chile, é um exemplo dessas atividades.
O PATI amplia rotas internacionais e gera oportunidades de negócios para o turismo. Seus principais objetivos são aumentar o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil, diversificar os destinos visitados e promover experiências sustentáveis e de alto valor agregado, posicionando o país como destino competitivo no cenário global.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o esforço do Governo Federal para fortalecer o turismo nacional e internacional, com foco tanto no lazer quanto nos negócios. “Sabemos que, a cada quatro turistas que chegam a uma cidade, um novo emprego é gerado. Por isso, ampliar a conectividade aérea é uma prioridade”, afirmou. Ele ressaltou ainda a importância da parceria com o setor privado: “O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) é uma ação estratégica que tem justamente esse objetivo: aumentar o número de assentos e de voos internacionais para o Brasil.”
De acordo com Celso Sabino, Ministro do Turismo, “ o Chile é um mercado estratégico para o Brasil. Até maio, foi o segundo maior país emissor de turistas para diversas cidades brasileiras, gerando renda, emprego e desenvolvimento. Exatamente em consonância com o Plano Brasis, que aposta na promoção e divulgação dos atrativos brasileiros no exterior. Esta ação do Governo Federal, através da Embratur, será um sucesso e vai atrair novos visitantes”.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.