PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Busca do trade turístico brasileiro por participação em feiras internacionais do setor junto à Embratur cresce 10% em 2025

Levantamento da Agência mostra crescimento na procura por editais para participação em eventos turísticos de importância global
Renato Vaz/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na abertura da Vitrina Turística da Anato 2025, feira internacional estratégica que ocorreu em Bogotá, na Colômbia

02/07/2025 – O Brasil está em ritmo acelerado na promoção turística internacional. Todas as ações de divulgação dos destinos nacionais no exterior, oferecidas pela Embratur em parceria com o Sebrae, cresceram em procura nos primeiros meses de 2025. Contabilizando 13 feiras realizadas em diversos países durante o primeiro semestre, foram registradas 737 inscrições de interessados em integrar as ações, um aumento de quase 10% com relação ao mesmo período de 2024.

Por região, o comparativo de inscritos entre os anos de 2024 e 2025 foi similar ao nacional. Sudeste e Nordeste são as regiões que possuem maior índice de participações, com 55% e 23% respectivamente. No Sul ocorreu um acréscimo de 3% na procura pelas feiras internacionais de 2024 para 2025.

Micro e pequenas empresas tiveram espaço reservado na seleção dos aprovados, representando uma média de 35% dos coexpositores, na participação em eventos e feiras, fortalecendo a qualificação e internacionalização de produtos turísticos e abrindo oportunidades de novas relações comerciais. Até junho de 2025, a proporção entre os participantes foi de 26% de integrantes da iniciativa privada, 11% de órgãos públicos e 4% de convention & visitors bureau (CVB).

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, observar o crescimento no engajamento dos agentes públicos e privados reforça a importância da vitrine que é oportunizada pela Embratur para promover os produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.

“O Brasil é cada vez mais procurado lá fora, como percebemos pelos números recordes de chegada de turistas internacionais e de entradas de divisas do turismo que temos registrado. O aumento na participação de empresas e parceiros nos estandes da Embratur refletem o desejo de se fazer negócios, promover e vender mais o Brasil. É um trabalho de diálogo constante que a Embratur vem fazendo com todo o trade, facilitando e oportunizando a internacionalização de produtos e experiências brasileiras com o propósito de geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável da atividade. E se mais governos e empresas acreditam no turismo, abrimos a possibilidade de receber ainda mais visitantes nos nossos destinos, transformando esse bom momento em uma constante”, destacou Freixo.

Já o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressalta o profissionalismo e a integração na estratégia de comercialização e promoção que tem sido executada pelo Brasil, gerando negócios durante as feiras e eventos. “O aumento na procura por espaço em feiras é em função do resultado. A feira é um canal para realmente fechar negócio, porque tem outras ações de mercado que estão ali integradas e que se fortalecem automaticamente. Em função dessa profissionalização e da efetiva perspectiva de fechamento de negócios, obviamente os empresários ampliam a busca, desejam participar das feiras. A participação exige investimento. Então, para o empreendedor investir é necessário que ele tenha uma perspectiva de resultado”.

O crescente interesse dos empreendedores por essas oportunidades, ainda segundo Décio Lima, é resultado da ação integrada com o Sebrae. “Os empreendedores hoje enxergam a possibilidade também de ter acesso a esses canais. Antes, eles sequer se inscreviam porque eles enxergavam isso como sendo uma coisa que só a grande empresa tinha acesso. Quem tinha um pequeno negócio não tinha acesso. E a nossa ação junto com a Embratur garante que os pequenos negócios também tenham acesso a essas ferramentas de comercialização e uma dessas ferramentas é a feira”.

Editais de participação

Nos primeiros seis meses de 2025, a Agência publicou 14 editais com inscrições para promoção em 12 mercados internacionais, além das feiras segmentadas em MICE e negócios. Os editais foram direcionados para a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a Fiexpo Latin America, a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), a Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR), a Feira Internacional de Turismo de Madri (FITUR), a International & French Travel Market (IFTM Top Resa), IMEX Frankfurt, a Bolsa de Turismo Internacional (ITB) Berlim, A ITB China, a Seatrade, a T & A, A Anato e a WTM.

Foram ativados mercados turísticos como Estados Unidos, Colômbia, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, França e China. Por fim, de todas as feiras, a FITUR, a BTL Lisboa e a Seatrade tiveram o maior aumento percentual no número de vagas, 29% no caso das duas primeiras, e 22% para a Seatrade em comparação com 2024. IMEX Frankfurt teve um acréscimo de 16% e ITB Berlim de 10%.