TURISTAS INTERNACIONAIS

Paraná recebe mais de 627 mil visitantes no semestre e registra alta de 23,7% no turismo internacional

Com oferta turística que une natureza, cultura e negócios, estado se firma como polo estratégico para o turismo na América do Sul
Embratur-Sebrae/Divulgação
Com diversidade de destinos, Paraná é importante cartão postal brasileiro

03/07/2025 – O Paraná confirmou sua força como um dos principais destinos turísticos do Brasil, registrando a chegada de 627.858 visitantes internacionais no primeiro semestre de 2025. O número representa um crescimento de 23,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando 507.560 turistas estrangeiros entraram no estado. Somente no mês de junho, as cidades do estado receberam 43.086 visitantes estrangeiros. Os dados são da Embratur com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo e estão disponíveis no Portal de Dados da Agência.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que a diversidade de atrativos do Paraná é uma vitrine para o Brasil no exterior. “O Paraná possui alguns dos maiores cartões-postais do nosso país e uma oferta turística muito diversificada, que vai de grandes atrativos naturais a centros culturais e de negócios. O estado tem um potencial imenso e, por sua posição estratégica na fronteira, é vital para a integração turística da América do Sul. Essa força, aliada ao trabalho que estamos fazendo, consolida a importância do estado no cenário internacional”, afirma.

Freixo ressalta o uso de inteligência de dados e a expansão da conectividade aérea como pilares para o sucesso da estratégia. “A gente tem inteligência de dados, a gente consegue, hoje, ampliar a malha aérea, que cresceu 18% em 2024 e já cresceu 16% neste ano de 2025. O resultado de destinos como o Paraná é fundamental para atingirmos nossa meta de passar pela primeira vez na história dos 7 milhões de visitantes. Esse é um Brasil da diversidade, da cultura, e essa qualidade de apresentar o país é o trabalho que a Embratur tem feito em todos os mercados mundiais”, completa.

Crescimento nacional

O desempenho paranaense integra um cenário de crescimento do turismo no Brasil. No primeiro semestre de 2025, o país recebeu 5.332.111 visitantes internacionais, o que representa um aumento de 48,2% sobre o mesmo período do ano passado e o melhor resultado da série histórica para os seis primeiros meses do ano.

Este número corresponde a 77,3% da meta do Plano Nacional de Turismo 2024-2027 para este ano, de 6,9 milhões de visitantes. Mantido o ritmo, o Brasil pode superar já em 2025 a meta de 8,1 milhões de turistas, originalmente projetada para 2027.

Apenas no mês de junho, 444.882 estrangeiros desembarcaram no país, um aumento de 33,8% (112.408 chegadas) na comparação com junho de 2024.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.