03/07/2025 – Em cerimônia realizada no aeroporto de Salvador, nesta quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá (América Central) para Salvador, suspenso no período da pandemia, quando a companhia oferecia duas frequências semanais. Desta vez, serão quatro voos por semana (segundas, quartas, sextas e domingos), ligando os dois destinos, a partir de 7 de janeiro de 2026, em aeronave Boeing 737-800, de 166 passageiros.
A Embratur atuou na reativação da rota partindo da capital panamenha, negociada com a Copa Airlines pelo Governo da Bahia, por meio Secretaria de Turismo do estado (Setur-BA), em parceria com o Salvador Bahia AirPort (Rede Vinci).
Durante o evento, que teve a participação de lideranças do trade turístico, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou o resultado atualizado, na movimentação de turistas estrangeiros no país. “O voo do Panamá volta num bom momento. No primeiro semestre deste ano, tivemos 5,3 milhões de turistas internacionais no Brasil, enquanto no ano inteiro de 2024 foram 6,7 milhões. Isso significa que não só chegaremos a 7 milhões, em 2025, uma marca nunca alcançada, como é possível alcançarmos 8 milhões ou mais. Esse crescimento vem sendo puxado pelo Nordeste, onde a Bahia se destaca”, afirmou.
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, destacou o impacto do restabelecimento da linha. “Não é somente retomar o voo da Cidade do Panamá para Salvador. A Copa mantém um hub no aeroporto da capital panamenha, com conexões para os Estados Unidos, México, Canadá, Caribe e diversos países latino-americanos. Isso significa que reabrimos a Bahia para turistas desses destinos, que terão mais facilidade para visitar o estado. É uma conquista muito relevante, resultado do esforço do governo baiano, em parceria com a companhia aérea, a Embratur e Vinci”, comemorou.
E o gerente-geral da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, explicou que a nova rota traz uma série de benefícios. “Salvador nunca saiu do nosso mapa. E essa reconstrução não seria rápida, pois tivemos uma perda significativa de aviões durante a pandemia. O importante é que a nossa operação não representa apenas ligar a Bahia ao Panamá, mas fazer a ligação com o hub que inclui os setores aéreo, empresarial e cultural, que aquele país oferece”, disse.
Negócios e Afroturismo
Já Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador e secretária de Cultura e Turismo da cidade, afirmou que a nova rota é “essencial” para a capital baiana. Ela destacou que a conexão também fortalece o afroturismo na cidade mais preta do mundo fora do continente africano. “O importante é que a nossa operação não representa apenas ligar a Bahia ao Panamá, mas fazer a ligação com um hub que inclui o setor aéreo, empresarial e cultural”, disse.
“Se esse voo é importante para qualquer cidade do Brasil, para Salvador, ele é essencial. Nós somos a cidade referência no mundo no afroturismo. Nós somos a cidade mais negra fora da África. E com esse voo, a gente se conecta com o Caribe, a gente se conecta com a África, a gente se conecta também com as cidades e com o afroturismo norte-americano. E a gente mostra pro mundo quem é Salvador”, lembrou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.