08/07/2025 – O Rio Grande do Sul se tornou, nesta terça-feira (8), o mais novo protagonista na estratégia de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior. A Embratur, em uma ação conjunta com o Sebrae e o Governo do Estado, fez a apresentação oficial do Plano Brasis, o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do país. O evento, sediado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, reuniu diversos representantes do trade turístico gaúcho, empresários e gestores públicos para detalhar as diretrizes específicas de promoção do estado no mercado global.
A iniciativa faz parte do movimento nacional da Embratur, percorrendo as 27 unidades da federação garantindo que a estratégia de promoção internacional seja construída de forma colaborativa e alinhada às peculiaridades de cada região. O objetivo é apresentar um Brasil que, embora único, é plural em suas culturas, histórias e paisagens, com um foco renovado na sustentabilidade e na geração de emprego e renda.
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo afirmou que “a partir do momento em que o Plano Brasis foi lançado, deixou de ser um plano da Embratur para se tornar um plano do Brasil”. Freixo explicou ainda que trata-se de um plano detalhado, com ferramentas e dados sobre quais mercados priorizar, malha aérea disponível e as melhores estratégias de promoção para que o estado possa ampliar ainda mais sua presença no mercado internacional.
Representante da Agência no evento, Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur evidenciou por que o Plano Brasis é tão importante. “Ele é uma diretriz nacional, com ferramentas práticas para que estados como o Rio Grande do Sul tomem decisões baseadas em dados e inteligência de mercado. Apresentamos quais países têm maior potencial de conversão, onde estão os turistas com interesse no tipo de experiência que o estado oferece. O Plano identifica os nichos com maior propensão de gasto, tempo de permanência e busca por autenticidade. Mas isso precisa ser apresentado da maneira certa para cada público. O europeu busca uma coisa, o latino-americano outra. O Plano ajuda justamente a desenhar essa estratégia para cada mercado, com foco, consistência e resultado. E é esse alinhamento que vai fazer com que os 8 milhões de turistas internacionais visitem o Brasil, anualmente, até 2027”.
“Pensar uma grande transformação não pode haver divisão de forças e energia, já que o objetivo final é o mesmo: reposicionar o nosso estado e o nosso país para que o turismo seja uma matriz econômica de geração de renda, de emprego. Precisamos fazer com que as pessoas conheçam esses Brasis. Queremos apresentar um Rio Grande do Sul com altíssimo valor turístico como nós temos”, afirma o secretário de turismo do estado, Ronaldo Santini.
A coordenadora de Comércio, Serviço e Economias de Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, destacou a importância da promoção integrada entre os governos. “Sebrae Nacional e Embratur têm papel importante, mas a gente só alcança os resultados que desejamos e os quais nós nos propomos se nós tivermos o Brasil junto conosco. E, hoje, aqui no Rio Grande Sul, foi uma prova de que trazer essa apresentação para os estados, envolver os estados, é dessa forma que a gente vai alcançar os resultados e fazer um Brasil com posicionamento diferenciado não só em números de atração de turistas, mas principalmente fazer um processo de desenvolvimento para o mercado internacional de forma diferenciada”, ressaltou.
Recorde para o turismo brasileiro
A implementação do plano ocorre em um momento extremamente positivo para o turismo no Brasil. O país bateu recordes históricos em 2024 e, nos primeiros meses de 2025, já registra um crescimento de quase 50% na chegada de turistas internacionais em comparação com o ano anterior, que já havia sido recorde.
Para se ter uma ideia, de janeiro a junho deste ano, o Rio Grande do Sul recebeu 1.205.730 turistas internacionais, um crescimento de 94,7% comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 619.021 chegadas. Em primeiro lugar no ranking dos estados com maior aumento percentual na chegada de turistas internacionais em 2025 o Rio Grande do Sul segue sendo tendência no momento da escolha de visitantes que vêm para o país.
Além disso, somente em junho, 32.203 turistas chegaram às terras gaúchas, mais um destaque percentual. Foram 103% a mais na comparação com o sexto mês do ano passado, quando o estado recebeu cerca de 15 mil turistas.
Interessados em conhecer o plano na íntegra podem acessá-lo neste link.