17/07/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo se reuniu nessa quarta-feira (16) com representantes da Secretaria Estadual e Municipal de Turismo de Rondônia, na sede da Agência, em Brasília, para debater novas propostas de promoção internacional do turismo de observação de aves e de pesca esportiva no estado.
Ocupando lugar de destaque em número de espécies no Brasil, a região Norte oferece grande diversidade de aves, incluindo espécies migratórias e raras, como o Jacamim-de-costas-verdes, ave símbolo do estado, e o pazinho-estriado-de-rondonia, além de outras como o Arapaçu-de-bico-curvo-de-rondonia e o Arapaçu-de-rondônia , tornando-se um paraíso para o Birdwatching. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para a promoção internacional de turismo de observação de aves com foco na atuação em mercados como Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Canadá e Alemanha.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, exaltou o momento atual do turismo internacional no Brasil – já recebeu 5,3 milhões de estrangeiros no primeiro semestre – e destacou as possibilidades de crescimento, sobretudo com o Plano Brasis. “Rondônia é uma nova rota que precisa fazer parte do plano de marketing do país. O Plano Brasis é um grande desafio por conta da diversidade do Brasil e busca despertar o interesse de estrangeiros para as riquezas do nosso país”, afirmou Freixo.
O Turismo de Pesca Esportiva também foi citado na reunião, conforme o Plano de Desenvolvimento do Turismo de Pesca Esportiva do Estado de Rondônia. Inicialmente, Porto Velho e municípios como Pimenteiras do Oeste, Cabixi, Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis e Guajará-Mirim, devem ser ativados para o segmento.
Presente à reunião, o professor e secretário executivo de Turismo de Porto Velho, Aleks Palitot, fez um convite a Marcelo Freixo, para conhecer de perto a Reserva Extrativista Lago do Cuniã, situada no Baixo Madeira, em Porto Velho.
A Reserva Extrativista é rica em biodiversidade e atrativos naturais e abriga vários igarapés e uma avifauna diversa, com destaque para pássaros aquáticos, o que a torna um potencial destino para o ecoturismo e a observação de aves.
Birdwatching
O turismo de observação de aves, tem se tornado uma prática cada vez mais popular, atraindo viajantes que buscam não apenas relaxar, mas também se conectar com a rica fauna do país. Com 18% da diversidade mundial de pássaros, o Brasil é um destino imperdível para quem deseja vivenciar essa experiência única.