NOVAS ROTAS

Embratur lança Programa Novas Rotas no Amapá para diversificar turismo internacional no estado

Foco do programa no estado será turismo de natureza, pesca, cultura, gastronomia e cruzeiros.
Maksuel Martins
Programa Novas Rotas promove destinos fora dos roteiros tradicionais

21/7/2025 – O Amapá acaba de receber um reforço para a internacionalização do turismo com a implementação do Programa Novas Rotas, uma iniciativa inédita da Embratur, lançada no estado nessa sexta-feira (18). As principais cidades turísticas do estado são Macapá (capital), Oiapoque e Laranjal do Jari. A proposta do programa é promover esses destinos fora dos roteiros tradicionais, por meio da capacitação técnica, da valorização cultural e da promoção de experiências sustentáveis e autênticas.

Na ocasião, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o imenso potencial do estado para receber turistas do exterior. “O Amapá é um tesouro ainda pouco conhecido pelos turistas estrangeiros e isso precisa mudar. A ideia é desenvolver o turismo com um olhar atento à valorização cultural, à conservação ambiental e ao fortalecimento da economia local. Essa Amazônia Negra, essa Amazônia de tanto turismo de natureza, mas também uma história muito presente, uma cultura muito forte”, afirmou.

“Além do lançamento do Programa Novas Rotas, faz parte do trabalho de capacitação da Embratur trazer a equipe técnica em três áreas para todo trade aqui do Amapá: Sustentabilidade, inovação e inteligência de dados. O Amapá tem uma enorme potência turística que pode se transformar ainda mais num polo internacional. E é essa capacitação que vai unindo o Governo Federal, por meio da Embratur, e o Governo estadual com muita política pública e a participação intensa na sociedade civil. Vamos seguir com o novas rotas, colocando o Brasil no mundo”, completou o presidente da Agência.

O governador do Amapá, Clécio Luís, enfatizou o papel do turismo, que, segundo ele, é uma indústria limpa e produtiva que gera desenvolvimento, emprego e renda. “O Amapá tem muito a oferecer Por isso, a estratégia de inclusão de novas rotas que nos integrem ao fluxo turístico do país, com certeza vão despertar o interesse das pessoas e atraí-las para conhecer nossa Amazônia única”, ressaltou.

“Esta iniciativa, que engloba todos os estados brasileiros, levará diversidade e riqueza ao nosso país, fazendo toda a diferença para trazer mais visitantes, especialmente ao nosso Amapá. Esperamos que cada vez mais pessoas venham conhecer a nossa cultura, as nossas belezas naturais, o nosso majestoso rio Amazonas, a Fortaleza de São José de Macapá e a esquina do rio mais belo com a linha do Equador”, afirmou a secretária estadual de Turismo do Amapá, Syntia Machado dos Santos Lamarão. 

Amapá em evidência

A oferta turística amapaense foca no Turismo de Pesca e Natureza, com destaque para a Floresta Amazônica, sendo considerado o estado mais preservado do Brasil. O turismo cultural complementa a oferta com atrativos como o Museu Sacaca e o Marco Zero do Equador, este último cortando a capital. A gastronomia local também se destaca, com o beneficiamento do açaí em vinho tinto e a gengibirra. 

Em 2024, entraram pelas fronteiras terrestre e fluvial do Amapá 38.918 turistas. Segundo informações da plataforma de inteligência de dados da Embratur, o Amapá registrou, nos quatro primeiros meses de 2025, um crescimento de 54,5% na chegada de turistas internacionais, em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. Os principais visitantes vieram da França, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Peru.

Freixo ressaltou, na ocasião, que o estado terá, ainda, uma importante oportunidade estratégica em 2026, quando será enredo da Estação Primeira de Mangueira no Carnaval do Rio de Janeiro. A escola de samba vai homenagear o amapaense Mestre Sacaca, ícone da Amazônia Negra.

O enredo da Estação Primeira de Mangueira, no Carnaval do Rio de Janeiro de 2026 é sobre o Amapá: “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, que mergulha na história afro-indígena do extremo Norte do país a partir das vivências de Mestre Sacaca. O enredo é assinado pelo carnavalesco da agremiação Sidnei França. E dá início ao triênio do centenário da agremiação.

“O Carnaval é uma das grandes vitrines culturais do mundo. O estado será tema de ensaios, reportagens e debates durante meses. É uma chance única de mostrar ao planeta a verdadeira riqueza do Amapá, que consiste em seu povo, sua floresta e sua cultura”, ressalta Freixo.

Programa Novas Rotas

Lançado pela Embratur em abril deste ano, o Novas Rotas visa descentralizar o turismo internacional no Brasil, além de ampliar o fluxo de visitantes estrangeiros para regiões que ainda não figuram entre os principais destinos internacionais, mas que possuem forte vocação turística. A iniciativa oferece suporte técnico em três eixos estratégicos: sustentabilidade, inteligência de dados e inovação.

Com apoio das secretarias estaduais e municipais de turismo, operadores regionais, observatórios turísticos e parceiros estratégicos, o programa vai criar uma rede nacional de desenvolvimento turístico sustentável. Serão oferecidas capacitações presenciais, ministradas por equipes da Embratur, com foco em comportamento do turista estrangeiro, práticas sustentáveis e análise de mercado, e disponibilizada uma plataforma online de ensino à distância voltada à qualificação de gestores públicos e empreendedores locais.