1º/8/2025 – A Embratur participou, nessa quarta-feira (30), do webinário mensal promovido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), entidade da qual é membro. No encontro, o gerente de Inteligência de Dados e Competitividade Fábio Montanheiro apresentou os principais indicadores do turismo brasileiro em 2024, bem como as projeções para 2025.
Montanheiro destacou que o Brasil recebeu mais de 6,7 milhões de turistas estrangeiros em 2024, gerando uma receita recorde de US$ 7,3 bilhões, o maior valor já arrecadado pelo país com o turismo internacional. Segundo ele, os números representam um aumento de quase 15% no número de turistas e 6% na receita em comparação com 2023.
“Para 2025, a Embratur projeta um novo recorde, com a meta de atingir 7 milhões de turistas internacionais. O primeiro semestre de 2025 já demonstra força, com 5,3 milhões de visitantes registrados. Um fator crucial para o crescimento é o aumento de 16,5% em novos voos internacionais para o Brasil em 2025, facilitando o acesso a diversas regiões do país”, destacou.
Além disso, o gerente também apresentou o “Plano Brasis”. “A Embratur lançou seu novo plano de marketing internacional, o Plano Brasis 2025-2027. O nome Brasis, no plural, reforça a ideia de promover a diversidade do país, oferecendo um Brasil para cada tipo de visitante. Para a estratégia, a Agência opera sob quatro pilares: decisões baseadas em dados; promoção com foco em conversão; inovação e sinergia com todo o ecossistema do turismo; e reposicionamento da imagem do Brasil, valorizando a “brasilidade” e a sustentabilidade como diferenciais competitivos”, explicou.
A presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson, por sua vez, destacou que a entidade reúne os líderes mais influentes do setor, seja ao analisar o impacto econômico do turismo ou ao promover o diálogo regional com o compromisso de transformar dados em ações concretas que garantam um futuro próspero e sustentável para o turismo global.
“Nesta importante reunião com foco na América Latina, é um prazer dar as boas-vindas a novos líderes globais que fortalecem a nossa missão. O nosso papel no WTTC é abordar os desafios mais urgentes do setor, como a gestão de destinos, não apenas com dados, mas com soluções práticas e colaborativas. Entendemos que cada região possui desafios únicos, e nosso objetivo é trabalhar em conjunto para garantir que o crescimento do turismo seja sustentável e benéfico para as economias e, principalmente, para as comunidades locais”, afirmou Simpson.
Dentre as iniciativas do WTTC, destacam-se a produção de pesquisas e dados de impacto econômico, eventos exclusivos a seus membros, além da defesa de políticas que favoreçam o desenvolvimento do turismo de forma responsável e alinhada com práticas de sustentabilidade, e acesso à rede de networking.