04/08/2025 – A Embratur divulgou, nesta segunda-feira (4), o edital de chamamento para empresas e organizações brasileiras interessadas em participar da International Luxury Travel Market (ILTM) Cannes 2025, a mais prestigiada feira de turismo de luxo do mundo.
Para o evento, que ocorrerá de 1 a 4 de dezembro, em Cannes, na França, serão disponibilizadas vagas para coexpositores no estande da Embratur. A iniciativa está alinhada ao Plano Brasis (2025-2027), que visa fortalecer a imagem do Brasil no exterior, com foco na promoção de autenticidade, rentabilidade e sustentabilidade.
A participação na ILTM Cannes é uma oportunidade para operadores de turismo, meios de hospedagem de luxo e organizações de marketing de destinos se conectarem com os mais influentes compradores globais, apresentando o Brasil como um destino autêntico, diverso e de excelência.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ILTM Cannes é a vitrine global do turismo de alto valor agregado e a presença qualificada do Brasil “contribui para a nossa estratégia de reposicionamento no mercado internacional. Queremos mostrar ao mundo um Brasil que vai além do óbvio, que oferece experiências competitivas, únicas, sofisticadas e, acima de tudo, sustentáveis. Esta chamada pública é um convite para que o trade turístico se junte a nós nessa missão de encantar o mundo e gerar novos negócios para o país”, pontua.
Vagas
As vagas são destinadas a três categorias sendo para operadores de Turismo Receptivo Internacional de Luxo; Meios de Hospedagem de Luxo e Organizações de Marketing de destinos ou associações representativas do setor.
Os interessados em participar devem estar inseridos no Cadastro de Prestador de Serviços (Cadastur) do Ministério do Turismo e podem realizar sua inscrição a partir desta segunda-feira (4) até o dia 11 de agosto, por meio deste link. A seleção será baseada em um sistema de pontuação que avaliará critérios como a estratégia de promoção internacional, a diversidade de produtos, parcerias estratégicas e o compromisso com a sustentabilidade.
Os resultados serão divulgados a partir de 2 de setembro. Para mais informações sobre os critérios de pontuação, os interessados devem consultar o edital completo disponível no site da Embratur.
Sobre o evento
A ILTM Cannes é um dos eventos mais importantes no calendário do turismo de luxo internacional. Realizado anualmente na cidade de Cannes, França, a iniciativa reúne os principais líderes e inovadores do setor de viagens de luxo, incluindo operadores turísticos, agentes de viagens e fornecedores de serviços de alto padrão, criando uma plataforma para a troca de ideias, tendências e inovações.
Parceria
Em 2023, em parceria com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), a Embratur participou pela primeira vez do evento em que assinou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a BLTA. O ACT prevê o desenvolvimento de ações conjuntas para a promoção do país como um destino de alto padrão, atraindo assim, turistas que buscam experiências exclusivas. Além disso, com objetivo de diversificar a oferta, foi assinado este ano, um Acordo de Cooperação Técnica com Roteiros de Charme enfatizando a oferta brasileira de estabelecimentos de hospedagem que se destacam por sua singularidade, excelência em serviços e valorização da cultura local e meio ambiente. Em 2024, a Agência participou com estande próprio.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.