11/08/2025 – Um diagnóstico sobre o turismo internacional em Santa Catarina e estratégias para que a imagem do estado no exterior seja alavancada para atrair mais turistas. Estes foram pontos fortes no evento de apresentação do Plano Brasis, realizado pela Embratur e pelo Sebrae, em parceria com o governo do estado, nesta segunda-feira (11), em Florianópolis. Gestores públicos, empresários, representantes de associações, microempreendedores e outros integrantes do trade turístico se reuniram para conhecer a estratégia do novo plano de marketing internacional do país e o que ele propõe para o estado.
A apresentação faz parte de um roteiro nacional. A Embratur está percorrendo as 27 unidades da federação para discutir o melhor caminho para aplicar as diretrizes do Plano Brasis segundo as peculiaridades de cada região. Durante o evento, os presentes detalharam as diretrizes para a promoção dos destinos catarinenses no exterior, abordando atrativos como biodiversidade, cultura, sustentabilidade e turismo de base comunitária, por exemplo.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou a importância do encontro. “O Plano Brasis tem esse nome porque o Brasil é um país único, mas marcado pela diversidade. E o Sebrae e a Embratur construíram esse plano que é uma forma de você saber como apresentar o nosso país para o mundo. Nós estamos visitando cada unidade da federação e viemos falar sobre qual é o melhor mercado para Santa Catarina, em que mercado fazer promoção e em que época, para crescer no turismo internacional, que resulta em mais emprego e renda para a população”, explicou.
“Nós vamos terminar o Século 21 diferente de como terminamos o Século 20. A questão ambiental da sustentabilidade nos exige olhar para o mundo de maneira diferente. E o turismo é uma grande solução. No Brasil, esse setor representa 8% do PIB. Em Santa Catarina, 12% do PIB. É um estado referência no turismo no Brasil e um dos grandes estados de crescimento do turismo internacional”, acrescentou Freixo.
O diretor-presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou o potencial turístico catarinense. “O Brasil desponta como o país que mais cresce no turismo no mundo. E Santa Catarina reúne um potencial extraordinário na sua manifestação cultural, na sua diversidade de território, tem as quatro estações e uma clara compreensão do seu significado na geração de empregos e renda para o nosso povo. Temos que dar a visibilidade que Santa Catarina precisa, mostrá-la para o mundo. Por isso, o Plano Brasis foi lançado pela Embratur e pelo Sebrae. Porque 97% daqueles que produzem turismo no Brasil, em Santa Catarina, são os pequenos negócios, as pequenas economias, e são elas que retratam um acontecimento extraordinário no Brasil”, destacou.
E Margot Rosenbrock, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH – Santa Catarina) agradeceu pela apresentação. “Nós sabemos o quanto é importante planejamento, estratégia, investimento e orçamento para as políticas públicas de turismo. Então, queremos agradecer sinceramente esse olhar para o nosso setor, um setor que gera tanto emprego, tanta renda e para o qual são tão importantes os turistas internacionais”, disse.
Brasil diverso
A apresentação técnica do plano foi conduzida pelo diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, e pela gerente de Projetos Estruturantes da Agência, Ana Paula Jacques. O Plano Brasis foi pensado para orientar a atuação dos estados no mercado internacional de turismo, buscando integrar esforços entre a Embratur e cada uma das unidades da federação para uma atuação coordenada e alinhada com os objetivos estratégicos de promoção do turismo brasileiro no exterior.
A construção do plano de ação para Santa Catarina foi baseada em uma abordagem participativa, com envolvimento de gestores públicos, representantes do trade turístico e do Sebrae, e na análise de dados. O documento indica caminhos para fortalecer a presença do estado nas agendas estratégicas do turismo internacional, contribuindo para consolidar uma atuação integrada na promoção e comercialização.
A apresentação técnica do plano abordou questões como mercados estratégicos para ações promocionais do estado, competitividade de destinos e segmentos turísticos com maior potencial de crescimento em solo catarinense. Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Portugal foram apontados como mercado essenciais para o turismo internacional em Santa Catarina.
Estado em evidência
Acima da média nacional, o estado de Santa Catarina registrou aumento de 71,19% na entrada de turistas internacionais entre janeiro e julho deste ano, com 561.954 chegadas. NO ano passado, no mesmo período, o registro foi de 328.256 visitantes de outras nacionalidades. Somente em julho, 22.176 turistas do exterior estiveram em solo catarinense, um total 75% maior que no sétimo mês de 2024, quando foram registradas 12.559 chegadas.
Os dados são da Embratur com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo e estão disponíveis no Portal de Dados da Agência. Os argentinos seguem liderando as visitas a Santa Catarina. De janeiro a julho deste ano, o estado recebeu 380.008 visitantes do país vizinho. Em segundo lugar, no acumulado do ano, está o Chile, com 124.242, seguido por Uruguai, Paraguai e EUA.
Além disso, o turismo internacional no Brasil segue em forte ascensão. Nos primeiros sete meses de 2025, o país recebeu 5.952.254 turistas estrangeiros, um recorde histórico que representa um crescimento de 47,5% em relação ao mesmo período do ano passado.