DIVERSIFICAÇÃO DE DESTINOS

Com foco no mercado internacional, Programa Novas Rotas capacita gestores e empreendedores do trade turístico de Santa Catarina

Iniciativa de Embratur visa posicionar destinos da Costa Verde-Mar no cenário global, aproveitando o crescimento recorde do turismo no estado
Márcio Menasce/Embratur
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o programa expande o potencial turístico do país

12/08/2025 – A Embratur reuniu nesta terça-feira (12), no Expocentro de Balneário Camboriú, gestores públicos, empresários e outros integrantes do trade turístico para a primeira capacitação do Programa Novas Rotas em Santa Catarina. Voltada para os municípios que integram a Região Costa Verde-mar, a ação contou com a participação de mais de 300 pessoas, e tem como foco preparar o mercado local para o perfil do turista internacional e aumentar a competitividade dos destinos da região, posicionando-os de forma estratégica no cenário global do turismo.

No evento, Marcelo Freixo destacou que o objetivo do encontro foi apresentar ferramentas práticas para impulsionar a competitividade da região. “Santa Catarina tem batido recordes na atração de turistas internacionais, e a Costa Verde-Mar é um dos grandes motores desse sucesso. Com a capacitação do Novas Rotas, queremos ir além, oferecendo conhecimento prático para que os municípios inovem, estruturem seus produtos turísticos e utilizem a inteligência de dados para otimizar suas estratégias e atrair ainda mais visitantes do exterior”, afirmou o presidente da Embratur. Para ele, cada estado “tem um potencial grande, tem sua capital, mas tem outras possibilidades para além dos produtos tradicionais”.

Décio Lima, presidente do Sebrae, evidenciou a parceria das instituições para o fortalecimento do turismo, com foco no protagonismo brasileiro e no impacto social. “Nós somos um potencial consagrado de um território turístico e o que o Sebrae veio fazer aqui junto com a Embratur é o reconhecimento do Brasil, daquilo que representamos, do protagonismo brasileiro do turismo”, disse.

Para Décio, as micro e pequenas empresas potencializam o turismo em 97% no seu alcance, gerando emprego, renda e o compromisso com a inclusão social. “São elas que desenvolvem o turismo. E o Sebrae está aqui para lançar uma política consistente de qualificação para que esses pequenos negócios tenham segurança na realização daquilo que executam, longevidade e possam também fazer escala. Portanto, a nossa vinda é também o reconhecimento de uma cidade turística comprometida com os processos de inclusão social, para que possamos dizer que essa grande riqueza, que é esse espaço de turismo, seja também um lugar de todos”, pontuou.

Com a capacitação do programa Novas Rotas, a expectativa da Embratur é que os municípios da Costa Verde-Mar estejam ainda mais preparados para encantar os visitantes dos principais mercados emissores, como Argentina, Chile, Estados Unidos e países europeus, consolidando Santa Catarina como um destino de classe mundial.

A região que é foco da ação nesta fase do Novas Rotas atende dez municípios: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Ilhota, Itajaí, Camboriú, Itapema, Navegantes, Penha, e Porto Belo.

Integrante do consórcio Verde-Mar, a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, por sua vez, destacou a importância da parceria e celebrou a escolha do município como sede. “Para nós é uma honra receber esse grande encontro para fortalecer ainda mais os laços que Balneário Camboriú tem com o turismo nacional e internacional, tendo em vista que na última temporada recebemos quase dois milhões de turistas, muitos deles vindos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e também de outros países”.

“Isso fortalece ainda mais o nosso compromisso de que Balneário Camboriú não é somente uma vitrine do turismo de Santa Catarina para o mundo. Porque a vitrine não é só você admirar, você olhar. Você tem que atrair, gerar oportunidades e receber um evento como esse, com o presidente da Embratur, fortalece ainda mais o trabalho que Balneário Camboriú vem desenvolvendo nos últimos anos, que é um trabalho crescente, que movimenta a nossa economia e gera inclusão social”, acrescentou a prefeita.

Thiago Balte, prefeito de Balneário Piçarras reforçou a importância do evento. “A presença e o conhecimento de Marcelo Freixo e da equipe da Embratur contribuem para impulsionar o nosso turismo. A experiência da Embratur vem para somar aos nossos esforços e mostrar como podemos investir ainda mais no nosso potencial. Esta é a prova de que, com a confiança e o trabalho conjunto que vemos hoje, estamos no caminho certo para o crescimento acelerado e sustentável da nossa região.”

Capacitação

Com foco em sustentabilidade, inovação para o mercado externo e o uso de dados para a competitividade, a primeira etapa do programa Novas Rotas em Santa Catarina contará com uma capacitação técnica em Balneário Camboriú, apresentada pelos técnicos da Embratur, Paulo Albuquerque (ESG), Lucas Lins (EmbraturLAB) e Fábio Montanheiro (Inteligência de Dados).

Além do treinamento presencial, o Novas Rotas disponibilizará uma plataforma online de Ensino à Distância para qualificação de gestores públicos e empreendedores locais. O objetivo é criar uma rede nacional de desenvolvimento turístico sustentável, conectando o trade e fortalecendo o setor como um vetor de desenvolvimento econômico.

Turismo internacional

Santa Catarina possui um litoral de 500 km com praias paradisíacas, cidades históricas e uma infraestrutura turística de alto nível. De janeiro a julho deste ano, o estado já recebeu 561.954 turistas internacionais, um aumento de 71,19% em relação ao mesmo período do ano passado.

A conectividade aérea também tem sido um fator chave, com um aumento de 53,5% no número de voos internacionais no primeiro trimestre de 2025. A região da Costa Verde-Mar impulsiona esses resultados. Quanto à conectividade marítima, na temporada de 2023/2024, o Porto de São Francisco do Sul recebeu mais de 3.600 turistas internacionais embarcados em navios de luxo.

Novas Rotas

Lançado em abril deste ano, o Novas Rotas é uma iniciativa inédita da Embratur voltada para a internacionalização de destinos turísticos brasileiros ainda fora dos roteiros tradicionais, por meio da capacitação de profissionais do setor e da valorização de experiências sustentáveis e autênticas.

O programa busca promover o desenvolvimento de regiões próximas a destinos já consolidados no mercado internacional, incentivando a criação de roteiros temáticos e prolongando a permanência do turista estrangeiro no Brasil. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ampliar o consumo local, gerar emprego e distribuir melhor o fluxo de visitantes pelo território nacional.