14/08/2025 – O projeto Feel Brasil, iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae, é finalista da 7ª edição do Skift IDEA Awards, premiação internacional que reconhece iniciativas que impulsionam o setor de viagens. É a primeira vez que o país vai para as finais na disputa. Voltado a diversificar a oferta turística brasileira no exterior e promover experiências sustentáveis, o Feel Brasil traz uma curadoria competitiva com 101 experiências, em 61 municípios, das 27 unidades da Federação, divulgadas internacionalmente pela Agência.
Ao concorrer ao prêmio com o projeto na categoria People & Community (Pessoas & Comunidade) do grupo Change Makers (Agentes de Mudança), a Embratur reforça o compromisso com a inovação e a promoção internacional de um turismo que valoriza a cultura local, respeita o meio ambiente e transforma as comunidades envolvidas. Importante destacar que 59% das experiências do Feel Brasil são lideradas por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental.
Com o sucesso do Feel Brasil, o país ganha cada vez mais competitividade internacional, atraindo turistas que buscam experiências diferenciadas e sustentáveis, o chamado turismo de experiências, que é uma tendência global.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o bom posicionamento do Feel Brasil na disputa mostra o potencial turístico do Brasil e a eficiência da parceria da Agência com o Sebrae. “Esse projeto foi pensado para que os destinos brasileiros ganhem competitividade internacional. E é isso que nós estamos vendo acontecer na promoção internacional, com o aumento na chegada de turistas de outros países, e na entrada de divisas do turismo, com vários recordes”, disse.
“A premiação também é um reconhecimento internacional desse modelo de promoção que nós criamos em parceria com o Sebrae e com base em dados. O Feel Brasil se mostra um exemplo e trará muito mais resultados para o turismo internacional no país”, completou.
Skift IDEA
Anualmente, a Skift promove o Skift IDEA Awards (Innovation, Design, and Experience Awards), uma premiação que reconhece os projetos mais inovadores, criativos e impactantes da indústria de viagens. A iniciativa destaca ações que estão redefinindo o futuro do setor em áreas como hotelaria, aviação, tecnologia, turismo e sustentabilidade. Em sua sétima edição, a disputa é uma das mais prestigiadas do setor.
O programa deste ano conta com 31 categorias, distribuídas em sete grupos de critérios distintos. A Embratur disputa com outros 10 finalistas na categoria People & Community. A edição de 2025 recebeu mais de 420 inscrições de todo o mundo, com 247 finalistas. O prêmio é um ponto de referência para inovação, criatividade e impacto no ecossistema de viagens.