14/08/2025 – O Brasil sedia, pela primeira vez, o evento internacional Summit PCO Meetings México (PCO MM 2025), que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ). O encontro teve início nesta quarta-feira (13) e vai até sábado (16), conectando decisores do segmento MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos) mexicano com destinos e prestadores de serviços brasileiros. A Embratur atuou na captação do PCO MM 2025 em parceria com a DMC Via Capi, empresa promotora do Summit no Brasil e com o Visit Rio Convention Bureau.
O PCO MM 2025 é um encontro anual que reúne as principais empresas mexicanas de PCO (Organizadores Profissionais de Congressos, em português). O Brasil como sede do Summit fortalece o conhecimento da competitividade da oferta do país como destino de grupos, eventos, viagens de incentivo e congressos internacionais.
O perfil dos participantes inclui CEOs e diretores de empresas organizadoras de eventos, o que representa um potencial para atração de novos congressos e viagens de incentivo nos próximos anos. Durante o evento, os convidados terão uma agenda com painéis de discussão entre organizadores brasileiros e mexicanos, Embratur e o Visit Rio Convention Bureau.
O programa inclui um famtour corporativo para apresentar a infraestrutura de eventos do Rio de Janeiro, como centros de convenções e hotéis, e as experiências do destino em pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Os participantes também visitarão o Rio Innovation Week, oportunidade para mostrar na prática a capacidade da capital fluminense de sediar eventos de grande porte.
A agenda reforça, ainda, a imagem do Rio de Janeiro como referência global para sediar eventos, como G20, BRICS e os Jogos Olímpicos, combinando infraestrutura com atrativos turísticos. “É uma excelente oportunidade que estamos tendo de apresentar para um segmento turístico mexicano tão importante como o de MICE a vocação internacional do Rio de Janeiro para receber eventos de todos os portes”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“A captação do PCO Meetings México mostra a importância de a Embratur trabalhar em consonância com o setor privado no turismo. Estamos falando de um evento que não é apenas único, mas que resulta em uma série de novas captações para um destino de qualidade como o Rio, ampliando a capacidade das empresas brasileiras de fazerem novos negócios e receberem turistas internacionais, o que gera emprego e renda para a população”, completou Freixo.
Diretora geral do grupo Via Capi, Kellye Neis comemorou a vinda do PCO MM 2025 para o Rio de Janeiro. “É uma honra receber a delegação do PCO Meetings México e mostrar a riqueza do turismo e da infraestrutura brasileira para eventos. Essa troca de experiências fortalece o networking e abre portas para novas oportunidades de negócios. Estamos entusiasmados em fazer parte desta jornada”, disse.
A indústria de eventos de negócios representa 25% do turismo global e 49% dos visitantes internacionais ao Brasil, e a captação de congressos, feiras e grupos de incentivo impulsiona setores estratégicos da economia nacional, como inovação, tecnologia, saúde, agronegócio e sustentabilidade, fortalecendo a inserção do Brasil no mercado global de eventos. Visitantes deste segmento possuem o maior ticket médio do setor, gastando, por dia, aproximadamente três vezes mais do que os turistas de lazer.
Estratégia da Embratur para o segmento MICE
A estratégia da Embratur para o segmento MICE está focada no fortalecimento do Brasil como um destino autêntico, competitivo, profissional e sustentável para negócios e eventos internacionais. A captação do Summit PCO Meetings México é uma das ações que estão conectadas com outras ferramentas com as quais a Embratur vem atuando para posicionar o Brasil no segmento. Entre elas, destacam-se o lançamento da plataforma Brasil Travel Specialist (BTS MICE); a participação nas feiras Fiexpo e IMEX; a campanha de marketing PCMA e a filiação à associações (PCMA, ICCA, UIA, SITE e UFI).
O Brasil lidera o ranking da ICCA 2024 na América Latina em número de eventos internacionais e ocupa a 15ª posição mundial, com 42 cidades preparadas para receber eventos internacionais.