FESTIVAL DE CINEMA

Embratur leva inovação, sustentabilidade e tecnologia para o 53º Festival de Cinema de Gramado com o Desafio Brasil Festivo

Três startups testarão soluções para aprimorar a experiência do turista, produzir dados sobre o evento além de gerar emprego e renda na Serra Gaúcha
Divulgação/Embratur
Marcelo Freixo também participou do debate “Política Pública para o Audiovisual”, realizado na Câmara Municipal de Gramado

15/08/2025 – Quem visitar o 53º Festival de Cinema de Gramado a partir desta semana encontrará mais do que estrelas e filmes no tapete vermelho. A abertura oficial do evento, nesta sexta-feira (15) contou com a participação do presidente da Embratur Marcelo Freixo, que apresentou ao público o Desafio Brasil Festivo, uma iniciativa do Laboratório de Inovações da Embratur (EmbraturLAB) e do Sebrae que está trazendo a inovação para o coração da Serra Gaúcha. Entre uma sessão e outra, o público será convidado a participar de uma caça ao tesouro digital, a reciclar seu lixo em troca de prêmios e terá sua opinião sobre o evento acompanhada em tempo real. 

O objetivo é usar a criatividade brasileira para modernizar a experiência turística em grandes eventos e mostrar ao mundo um Brasil que, além de suas belezas naturais e culturais, é também inteligente e sustentável. “Gramado é uma vitrine do turismo brasileiro, e o Festival de Cinema é a celebração da nossa potência cultural. Com o Brasil Festivo, estamos conectando essa tradição à inovação”, afirmou Marcelo Freixo. Para ele, usar tecnologia para qualificar a jornada do turista e reduzir impactos ambientais é mostrar ao mundo um Brasil inteligente e sustentável. 

Já Décio Lima, presidente do Sebrae, enfatizou que a parceria conecta a inovação aos pequenos negócios. “O turismo impulsiona a economia, gera empregos e movimenta milhares de pequenos negócios. E nós, do Sebrae, estamos aqui para oferecer o processo protetivo, para que possam crescer e ter a garantia de longevidade. Para que tenham segurança na produção do seu próprio protagonismo econômico. A cultura brasileira é forte aliada no fortalecimento do turismo, com sua riqueza e valores”, afirma.

Inovação

Essa modernização ganha vida através de três empresas de tecnologia. A primeira dessas inovações funcionará como um termômetro digital do evento. A startup Sentimonitor utilizará sua solução de inteligência artificial para acompanhar o que é postado sobre o festival nas redes sociais, blogs e sites de notícias. Com os dados, a organização do festival poderá entender em tempo real o que agrada e o que precisa ser melhorado para as próximas edições.

A Blitzar convida o participante para uma ação, transformando a visita a Gramado em uma espécie de caça ao tesouro moderna. Por meio de um jogo pelo celular, sem a necessidade de baixar aplicativos, os visitantes recebem missões, como visitar lojas parceiras ou pontos turísticos. Cada tarefa cumprida gera pontos que podem ser trocados por prêmios, incentivando o turista a explorar a cidade e movimentar a economia local.

Já a Flori Tech instalará máquinas inteligentes de coleta seletiva em pontos do evento. Ao depositar uma lata ou garrafa PET, o visitante acumula pontos que valem brindes ou descontos. Um reciclômetro em uma tela mostrará o volume de material reciclado, engajando o público na causa ambiental de forma interativa.

As três startups atuarão de forma integrada para criar no público uma experiência autêntica e completa. O Brasil Festivo, que já teve uma primeira fase de sucesso durante a Festa Literária de Paraty (FLIP), em parceria com a prefeitura e a Secretaria de Turismo do município, busca um legado de dados e aprendizados para Gramado, fortalecendo a imagem do Brasil como um destino preparado para receber o turista do século XXI. 

Brasil Festivo

Lançado em abril deste ano, no Web Summit, o Desafio Brasil Festivo é um programa que seleciona startups com o objetivo de identificar soluções inovadoras. O objetivo é contribuir para a qualificação da experiência turística em eventos com apelo turístico no Brasil, tornando-os mais acessíveis, seguros, sustentáveis e atraentes para o turista internacional com o uso de inteligência e tecnologia, aprimorando, também, a promoção digital destes eventos. 

Festival de Cinema de Gramado 

O Festival de Cinema de Gramado é um motor econômico e de imagem para a região e para o país. Dados de edições anteriores revelam seu poder de atração e repercussão. A 52ª edição, em 2024, gerou um impacto de R$ 474 milhões em mídia espontânea, com uma audiência online estimada em mais de meio bilhão de pessoas. O evento atrai cerca de 300 mil visitantes, elevando a ocupação hoteleira a patamares entre 90% e 100%. Para o comércio local, o incremento no faturamento pode chegar a 70% durante o festival. 

Em 2025, o festival registrou um recorde de 1.378 filmes inscritos, um aumento de quase 45% em relação ao ano anterior, sinalizando sua crescente relevância. A participação da Embratur no evento reafirma a importância do audiovisual como manifestação cultural e pilar de desenvolvimento econômico capaz de gerar empregos, renda e projetar um Brasil plural e atraente para o mundo.

Audiovisual e políticas públicas

Dentro da programação do 53º Festival de Cinema, Marcelo Freixo também participou do debate Política Pública para o Audiovisual, realizado na Câmara Municipal de Gramado. O encontro reuniu autoridades municipais, representantes do setor cultural e do Ministério da Cultura, e abordou desafios e estratégias para fortalecer a produção e a distribuição de obras brasileiras.

A Embratur apresentou ações voltadas ao audiovisual, como a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial que articula a implantação da Film Commission Nacional, mecanismo voltado à atração de produções e ao fortalecimento de cadeias regionais.

Marcelo Freixo defendeu a importância da articulação entre o Ministério da Cultura, a Embratur, a ApexBrasil, o BNDES e outros órgãos, destacando que nunca houve tanto investimento e políticas públicas para o setor. “A cultura está no centro do debate político e ideológico do nosso tempo. Por isso, fortalecer o audiovisual é também fortalecer a democracia, o turismo e a projeção internacional do Brasil”, afirmou.