18/08/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo participou do Painel “Audiovisual promovendo o turismo e o soft power brasileiro”, neste sábado (16), durante a 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado (RS). No debate, que contou com com a abertura de Joelma Gonzaga, secretária de audiovisual do Ministério da Cultura, e a participação da gestora cultural da Colômbia, Gisela Fonseca, e a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, Freixo destacou a importância do setor para o desenvolvimento econômico e a promoção do Brasil no exterior.
A Embratur é patrocinadora do festival, que reforça o soft power do turismo (a capacidade de um país influenciar outros de forma indireta e positiva, por meio de sua cultura, valores e políticas). Ao apoiar o evento, a Agência reforça a estratégia de fomentar o audiovisual como uma forma de aumentar a presença do Brasil no exterior e atrair mais viajantes estrangeiros para destinos nacionais.
“Na Embratur, nós acreditamos e apostamos no forte potencial das obras audiovisuais como ferramentas de promoção da imagem do Brasil para o mundo. Vivemos uma profunda transformação na forma como o Brasil é percebido globalmente, somos um país que recupera sua autoestima, e que se posiciona com autenticidade no mundo. Esta é uma mensagem que o audiovisual também carrega e imprime em telas mundo afora”, afirmou Freixo.
“As produções brasileiras retratam a riqueza da nossa cultura, a diversidade e o encanto do povo brasileiro, nos projetando de forma positiva e fazendo com que cada vez mais estrangeiros venham visitar o Brasil. Isso aquece o turismo e injeta receita em nossa economia”, defendeu. O Festival é considerado um ativo para o turismo, e o apoio da Embratur visa fortalecer a complementaridade entre o setor audiovisual e o turístico.
Festival de Cinema de Gramado
O Festival de Cinema de Gramado é um motor econômico e de imagem para a região e para o país. Dados de edições anteriores revelam seu poder de atração e repercussão. A 52ª edição, em 2024, gerou um impacto de R$ 474 milhões em mídia espontânea, com uma audiência online estimada em mais de meio bilhão de pessoas. O evento atrai cerca de 300 mil visitantes, elevando a ocupação hoteleira a patamares entre 90% e 100%. Para o comércio local, o incremento no faturamento pode chegar a 70% durante o festival.
Em 2025, o festival registrou um recorde de 1.378 filmes inscritos, um aumento de quase 45% em relação ao ano anterior, sinalizando sua crescente relevância.
A participação estratégica da Embratur no evento reafirma a importância do audiovisual não apenas como manifestação cultural, mas como um pilar de desenvolvimento econômico capaz de gerar empregos, renda e projetar um Brasil plural e atraente para o mundo.