MEIO AMBIENTE E TURISMO

Embratur e Sebrae se reúnem com IPD para fortalecer parceria em prol do turismo sustentável

Iniciativa que conecta empreendimentos turísticos sustentáveis ao mercado europeu realiza visita aos estados do Pará, Amazonas e Bahia para avaliação dos candidatos ao programa
Erivelton Viana/Sebrae
Reunião teve a participação do diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, o representante do IPD, Marius Thümmrich, e o diretor do Sebrae Nacional, Bruno Quick

20/08/2025 – A Embratur, o Import Promotion Desk (IPD), programa financiado pelo governo da Alemanha para acelerar empreendimentos sustentáveis de 21 países parceiros, e o Sebrae, discutem uma parceria estratégica para a ampliação das ações do IPD no Brasil. O diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Agência, Bruno Reis, participou de um encontro entre o representante do IPD, Marius Thümmrich, e o diretor do Sebrae Nacional, Bruno Quick.

Thümmrich visitou os estados da Bahia, Amazonas e Pará para conhecer alguns dos empreendimentos pré-selecionados na etapa de prospecção. Em setembro, já com as empresas selecionadas para o projeto, o IPD iniciará a etapa de integração e capacitação dos empreendedores que receberão acompanhamento técnico. A reunião com a Agência e o Sebrae aconteceu no início do mês. Os empreendimentos selecionados receberão acompanhamento técnico por três anos, incluindo mentoria, capacitações e apoio em marketing, além de participar de feiras internacionais, como a ITB Berlim e a WTM Londres.

O IPD é uma iniciativa financiada pelo Ministério de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha para conectar importadores europeus a fornecedores em 21 países. A iniciativa facilita negócios sustentáveis em turismo e outros setores como ingredientes naturais, produtos frescos, flores de corte, frutos do mar, e até tecnologia da informação, e já presta auxílio financeiro a iniciativas ligadas à sustentabilidade em países como Equador, Malawi, Nepal, Sri Lanka, Tunísia e Uzbequistão.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a proposta é ajudar empresas locais (agências de receptivo, operadores de atividades, meios de hospedagem e de transporte) que atuem com iniciativas inovadoras e sustentáveis a se conectarem com o mercado europeu por meio de oportunidades de matchmaking.

“Ao mesmo tempo que valorizamos empreendimentos alinhados com o posicionamento da Embratur e comprometidos com o pacto global de desenvolvimento econômico sustentável, aprendemos mais sobre as necessidades do mercado alemão e europeu como um todo, tornando nossos destinos mais competitivos no mercado internacional. As empresas participantes contarão com treinamentos, mentorias, participação em rodadas de negócios nas feiras internacionais, viagens de familiarização e ações de promoção comercial e marketing”, afirmou Freixo.

A iniciativa é voltada exclusivamente para empresas já em funcionamento, com atuação em experiências autênticas e sustentáveis, que desejam dar os primeiros passos em relações comerciais no modelo B2B, ou seja, empresa para empresa.

Apoio da embaixada

A aproximação entre a Embratur, o IPD e o Sebrae tem como foco inserir o turismo brasileiro no programa de desenvolvimento econômico sustentável. As articulações para a entrada do país no projeto tiveram início na ITB Berlim 2023, com o apoio da Embaixada do Brasil na capital alemã.