PLANO BRASIS

Embratur reúne estados brasileiros no Salão do Turismo e entrega planos de ação de promoção turística internacional

Planos estão alinhados às diretrizes do Plano Brasis e consideram as vocações e realidades específicas de cada estado
Percio Campos / Embratur
Os planos estaduais estão alinhados às diretrizes do Plano Brasis Nacional

22/8/2025 – A Embratur entregou, nesta sexta-feira (22), planos de ação para promoção turística internacional de cada um dos estados brasileiros. Os documentos fazem parte do Plano Brasis, novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, e foram apresentados aos representantes das unidades da Federação presentes na 9ª Edição do Salão do Turismo, realizada em São Paulo (SP).

Os planos estaduais estão alinhados às diretrizes do Plano Brasis e têm como finalidade orientar as estratégias de promoção turística dos estados, considerando suas vocações e realidades específicas, de modo a contribuir para o alcance dos objetivos, metas e indicadores estabelecidos para o horizonte até 2027.

Além da Embratur, participaram da apresentação também Ministério do Turismo, Sebrae, Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). 

Anfitrião do evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou em sua fala que o trabalho conjunto desses órgãos gerou uma diretriz de muita importância para o  Brasil.

“A gente está muito convencido do papel do turismo e o Plano Brasis é muito sólido e estruturante. A gente precisa que esse plano seja muito absorvido por cada Unidade da Federação, por cada setor do trade e de fato ter uma política nacional de turismo olhando pro mundo”, ressaltou Freixo. “Que a gente possa entender essa diversidade brasileira como uma grande conquista nossa e ela está pronta para o mundo conhecer, por meio deste plano de marketing internacional, com essa capacidade de mergulhar em cada realidade desse país”, completou.

Representando o Sebrae, a coordenadora de Comércio, Serviços e Economias de Futuro da instituição, Ana Clévia, ressaltou que o alinhamento das ações do turismo é um desafio que ainda não foi superado. “O Sebrae tem um papel fundamental na estruturação dos pequenos negócios, no fortalecimento dos destinos turísticos e na criação de oportunidades, de canais de comercialização para esses pequenos negócios. Essa entrega individual de cada estado é fundamental, porque é nesse momento que nós fazemos um alinhamento entre o poder público e a iniciativa privada. Precisamos ter produtos de qualidade. Nós estamos escrevendo uma história diferente nesse país e todos nós estamos assinando essa história juntos”, afirmou.

O diretor do Departamento de Marketing, Eventos e Expansão Digital do Ministério do Turismo, Fábio Pinheiro, reforçou a importância do Plano Brasis e anunciou que haverá uma iniciativa similar com foco no turismo nacional. 

“Essa gestão da Embratur tem feito um trabalho incrível. Os números estão aí, a gente tá batendo recordes e recordes de turistas no Brasil. Essa sinergia entre Ministério do Turismo e Embratur está fluindo. Estávamos sem um plano de marketing internacional há muitos anos e a novidade é que o Ministério do Turismo também está preparando o plano de marketing nacional”, comemorou Pinheiro.

“Quero parabenizar toda a equipe da Embratur pelo cuidado, pela dedicação de fazer esse novo plano. Há mais de 20 anos, o Brasil não tinha um plano de marketing internacional que tem a cara do povo brasileiro, que tem a essência dos quatro cantos do nosso país e que leva em consideração a nossa cultura, a nossa essência e a nossa identidade”, enfatizou a presidente interina do Fórum Brasileiro de Turismo Histórico-Cultural (Fonatur), Marina Dias.

Para o presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Ítalo Mendes, é fundamental esse lançamento do plano de marketing para apresentar o Brasil para o mundo. “O Plano Brasis desdobra nas estratégias estaduais que a Embratur possui e tem apresentado pelo Brasil inteiro. É fundamental para que os destinos brasileiros trabalhem de uma forma cada vez mais profissionalizada, cada vez mais conectados a essas novas demandas de mercado, entendendo os novos perfis de consumo, reposicionando e criando novos produtos e serviços”,  reforçou. 

Apresentação do Plano

Construído em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, o documento sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos junto com a Marca Brasil, e reposiciona e fortalece a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027.

Durante a apresentação, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, destacou a originalidade do novo plano. “Apresentarmos o Plano Brasis aqui no Salão do Turismo de 2025 foi muito importante e estratégico para unir, mais uma vez, os destinos brasileiros e todos os atores interessados pra gente poder de fato fazer a orientação estratégica até 2027 da promoção internacional do nosso país”, afirmou.

O diretor ressaltou que o Plano Brasis visa orientar e coordenar os esforços para potencializar a inserção dos estados no mercado internacional. Reis apresentou também, entre outros aspectos, os mercados estratégicos, de acordo com o volume de turistas que já recebem, a conectividade aérea e o perfil de consumo dos países, de acordo com os produtos que cada estado tem a oferecer.

Reposicionamento

O Plano Brasis reposiciona e fortalece a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027. O foco é promover ambientes de negócio fortalecidos, fomentar empreendedorismo, sustentabilidade e autoestima cultural, além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. 

A Embratur realizou, ainda, uma pesquisa aberta, em três idiomas, voltada ao trade nacional e internacional, obtendo 2.458 respostas. Além disso, foram ouvidos gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores, ampliando a escuta e garantindo uma base sólida e representativa para o plano.

O plano representa um convite à ação conjunta entre poder público, iniciativa privada e comunidades locais para fortalecer a imagem dos destinos no exterior, atrair novos fluxos turísticos e consolidar os estados como destinos sustentáveis, inclusivos e conectados com as tendências do futuro do turismo global.

Reunião CNT

Na manhã desta sexta-feira (22), Marcelo Freixo também participou da 65ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo (CNT), realizada no Salão do Turismo. Na ocasião, que reuniu representantes de governos e de entidades do segmento, foram debatidas ações prioritárias a serem desenvolvidas para fomentar o setor nacional e internacionalmente. 

Na ocasião, Freixo chamou a atenção para os recordes que o Brasil tem batido e destacou a necessidade de que cada uma das entidades trabalhem para cuidar da imagem do Brasil. 

“Estamos numa expectativa muito forte, pois vamos bater de novo todos os recordes em relação ao turismo, tanto de receita quanto do número de estrangeiros entrando aqui. No entanto, precisamos nos preparar para isso, pois se chegarmos a 8 ou 9 milhões de visitantes, estaremos atingindo um número que nunca antes alcançamos. O novo vai nos trazer também desafios, e não só festejos”, salientou Freixo. 

“Para garantir que o aumento no fluxo de turistas seja exclusivamente uma boa notícia, é crucial que nos preparemos. Eu queria sugerir um debate, por exemplo, sobre o crescimento do turismo e a segurança pública, focando nas políticas públicas de segurança nas áreas de crescimento do turismo. Por isso, estamos entregando e apresentado o Plano Brasis. É muito importante que ele seja apropriado, entendido, compreendido e adotado por todos, não só pelos gestores públicos, para que o setor de turismo possa se preparar para este cenário de recordes”, completou o presidente.