TURISMO

Embratur apoia Fórum CLIA Brasil 2025 para fortalecer o turismo de cruzeiros no país

Evento reuniu autoridades públicas, armadores, representantes de portos, operadores e profissionais do turismo
Divulgação CLIA Brasil
O coordenador de Demanda a Transportes Multimodais da Embratur, Philipe Karat, participou do painel Integração Público-Privada e Estratégias de Promoção e Crescimento dos Cruzeiros

03/09/2025 – A Embratur participou, nesta quarta-feira (3), da 7ª edição do Fórum CLIA Brasil. Consolidado como o maior espaço de diálogo entre governo, iniciativa privada e especialistas da indústria de cruzeiros no Brasil,  o evento conta com o apoio da Agência para reforçar a importância do segmento na promoção internacional do Brasil e para o desenvolvimento econômico e social do país.   

O fórum reuniu autoridades públicas, armadores, representantes de portos, operadores e profissionais do turismo para debater os rumos da atividade e os caminhos para um crescimento sustentável. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “o apoio da Embratur está alinhado à missão de promover a diversidade dos destinos brasileiros e de trabalhar em conjunto com o setor privado para superar desafios e ampliar a competitividade e conectividade do Brasil com o mundo”, pontuou. 

O encontro é, também, uma oportunidade para fortalecer parcerias e colaborar na construção de políticas públicas que impulsionem a expansão sustentável da atividade de cruzeiros na costa brasileira. 

Participação

Durante o evento, o coordenador de Demanda a Transportes Multimodais da Embratur, Philipe Karat, participou do painel Integração Público-Privada e Estratégias de Promoção e Crescimento dos Cruzeiros. “Desde 2023 a Embratur vem investindo muito no turismo náutico, e o crescimento de entradas internacionais por via marítima é resultado disso. Neste encontro,  a Agência terá a oportunidade de detalhar oportunidades, junto às companhias de cruzeiros e autoridades portuárias, para criar um ambiente de negócios mais favorável e uma agenda de promoção do turismo Náutico mais robusta”, explicou Philipe Karat.

Para ele,  discutir a integração é fundamental, pois é a partir dessa colaboração que se podem aprimorar os investimentos dos destinos, para desenvolver novos roteiros que contemplem a diversidade brasileira e alinhar as campanhas de marketing, garantindo que o Brasil atraia mais navios, e também ofereça uma experiência inesquecível aos turistas, consolidando o país como um protagonista nas rotas de cruzeiros globais.

Dados

De janeiro a julho de 2025, o país recebeu 127.790 turistas internacionais por embarcações marítimas e 84.273 por embarcações fluviais. Os números representam crescimento de 30,1% nas embarcações marítimas (98.242) e 54,4% (54.584) nas embarcações fluviais, comparando com o mesmo período do ano passado. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.