09/09/2025 – Com o objetivo de reforçar a imagem do Brasil como um destino turístico acolhedor, diverso e sustentável, a Embratur vai participar nesta semana da 9ª Conferência Internacional da Diversidade, em São Paulo (SP). O evento reunirá colaboradores das empresas, entidades, destinos, poder público, além dos pensadores e profissionais ligados aos pilares do evento para discutir negócios, cultura, esporte e turismo LGBT.
Durante a Conferência, a Agência apresentará as estratégias para o segmento de Turismo LGBT, destacando, entre as ações, iniciativas relacionadas ao Plano Brasis (Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil) e também as ligadas ao Feel Brasil. Além disso, na ocasião, será divulgada pela Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil a Press Trip, que ocorrerá entre os dias 13 e 18 de setembro, na Bahia. A viagem contará com jornalistas e influenciadores da Europa e das Américas para conhecerem os atrativos relacionados ao tema.
O supervisor de Afroturismo Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Daniel Noble, fará a apresentação, na qual também será exibido aos participantes o curta-metragem “Entre Sinais e Marés”.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a Agência desempenha um papel estratégico e a participação na edição da feira de 2025 é mais um passo para promover a imagem do país como um destino turístico acolhedor, diverso e sustentável, além de destacar iniciativas e ferramentas que consolidam a atuação da Embratur frente à comunidade LGBTQ+.
“A presença da Embratur neste evento destaca o compromisso do Brasil em promover sua diversidade cultural e natural, consolidando-se como um protagonista no turismo inclusivo. O turismo é uma alavanca de desenvolvimento econômico, mas também civilizatório. O Brasil precisa reafirmar cada vez mais essa agenda. No mundo que a gente quer viver não cabe a homofobia”, destacou Freixo.
“Entre Sinais e Marés”
O curta-metragem foi selecionado para ser apresentado no evento por ser uma ficção sobre um romance na Ilha do Mel (PR) que teve o protagonismo surdo em sua história e foi um dos projetos selecionados pelo Edital “Brasil com S” da Embratur para promover o turismo brasileiro. A produção tem diversas indicações e premiações. Ela traz à tona a transversalidade e a importância do audiovisual enquanto ferramenta de promoção internacional do turismo e de debate de pautas importantes para a sociedade
Parceria
Em 2023, a Embratur e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que tem como objetivo somar esforços para impulsionar a promoção internacional e fortalecer a comercialização dos destinos brasileiros considerados estratégicos para o segmento.
A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil é uma organização sem fins lucrativos dedicada a fomentar o intercâmbio de conhecimento e a ampliação das relações comerciais e empresariais entre indivíduos, brasileiros e estrangeiros. Sua missão é fortalecer o empreendedorismo e promover o desenvolvimento socioeconômico e cultural da comunidade LGBT.
Sobre o evento
A Conferência Internacional da Diversidade acontece desde 2017 com o propósito de conectar diferentes atores dos segmentos e pilares da economia fomentando a geração de empregos e negócios para a comunidade LGBTI+ e empresas amigas da diversidade.
O evento tem como objetivo central a construção de uma rede entre compradores e fornecedores e a disseminação de conhecimento de qualidade para o desenvolvimento das empresas, destinos, organizações e conferencistas. Estarão reunidos neste ano mais de 6 mil conferencistas, 140 parceiros e mais de uma centena de speakers.
Programação do evento
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.