12/09/2025 – A Embratur e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) promoveram, nesta sexta-feira (12), em Brasília, o workshop Trilhas do Afroturismo. O objetivo foi criar um espaço qualificado para o diálogo sobre boas práticas e a consolidação da oferta turística afro-brasileira no mercado global.
A iniciativa reforçou o Afroturismo como um vetor para valorizar a diversidade cultural do país, impulsionar o empreendedorismo da população preta e projetar uma imagem do Brasil como destino plural, autêntico e inclusivo. Presidente da Embratur, Marcelo Freixo destaca que a iniciativa reforça o compromisso da Agência em prol da diversidade ao promover esse espaço de troca de experiências junto ao CAF.
“O Afroturismo se caracteriza por experiências que celebram a cultura, a história e as vivências da população preta, colocando em evidência o empreendedorismo afro. A Embratur tem compromisso com a pluralidade, com o combate ao racismo e com o empoderamento da população preta no Brasil. Este workshop é um momento importante para alinharmos as melhores estratégias para expandir esse segmento”, afirma Freixo.
Para Óscar Rueda, Diretor de Turismo da CAF, “o Afroturismo na realidade não é uma nova denominação nem uma modalidade de turismo a mais; é a riqueza da cultura afrodescendente transformada em produto turístico, com o objetivo de enriquecer o conhecimento e proporcionar ao visitante uma experiência nova e única, ou ainda um reencontro com sua própria cultura.
Programação
Coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur e mediadora do painel, Tania Neres enfatizou a importância do encontro. “Este evento conclui um importante ciclo de trabalho construído em parceria com a CAF, consolidando propostas e fortalecendo a rede de empreendedores para que o Afroturismo brasileiro ganhe a escala e o reconhecimento que merece no mundo”, pontuou.
Bianca D’Aya, turismóloga, guia e fundadora da agência Me Leva Cerrado, compartilhou sua experiência. “O evento foi uma oportunidade para juntarmos os atores do turismo e falarmos sobre as boas práticas que precisamos exercitar no dia a dia”, pontuou. A palestrante apresentou o painel sobre Storytelling e Planejamento de Experiências Culturais Autênticas e Inclusivas.
Já a argentina, cofundadora do El Tambo Afro e diretora de afroturismo na Lunfarda Travel, Julia Cohen Ribeiro, abordou o tema com a apresentação de casos de boas práticas internacionais em afroturismo e estratégias de promoção e comercialização internacional desse segmento. Pesquisadora e cineasta dedicada à memória da diáspora africana, ela trouxe uma visão internacional sobre o resgate do legado africano a partir do turismo. “Minha apresentação teve como eixo nossa experiência promovendo o afroturismo num contexto que poderia se chamar adverso, num país que nega sua raiz africana e num momento político que não nos acompanha. Com isso analisamos casos que apoiando em práticas comunitárias, usaram a plataforma da indústria para criar novas possibilidades e alternativas”, detalhou a pesquisadora.
Dominga Natália Moreira dos Santos Rosa trouxe a perspectiva do turismo de base comunitária com a palestra “Vivências quilombolas: práticas Kalunga de Afroturismo”. Empresária, condutora de visitantes e atual Secretária de Turismo e Cultura de Cavalcante (GO), ela representa a força da gestão territorial e do empreendedorismo feminino no Quilombo Kalunga, o maior do Brasil.
Segundo Dominga, foi uma oportunidade de explicar o bem-sucedido modelo de governança turística local, detalhando como a comunidade se organiza. “Falamos um pouco sobre o povo Kalunga, como o trabalho de turismo é gerido em nossa comunidade e quem são os protagonistas desse desenvolvimento. Expliquei como funciona a organização, as reuniões e as tomadas de decisões, além de mostrar o resultado positivo que o turismo de base comunitária tem trazido para todos nós”, detalhou.
Fórum Brasileiro de Turismo Responsável
O workshop aconteceu no contexto do 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável, que reúne, até 14 de setembro, vozes de comunidades tradicionais, empreendedores e especialistas para debater um novo futuro para a atividade turística no país.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.