MICE

Embratur leva operadores internacionais para Porto Alegre (RS) e Campinas (SP) para conhecerem infraestrutura MICE brasileira

Visita técnica com executivos-chave da Europa e dos EUA, Corporate Tour visa atrair grandes eventos e congressos para o Brasil com foco em setores como inovação, agronegócio e tecnologia
Marian Vaz / Embratur
Os convidados participarão de uma agenda intensa que inclui visitas técnicas a centros de eventos, hotéis, hubs de tecnologia e universidades

15/09/2025 – Em uma ação para consolidar o Brasil como um destino de ponta para o turismo de negócios e eventos, a Embratur e o Sebrae deram início neste domingo (14), ao Corporate Tour Visit Brasil. Trata-se de uma viagem de familiarização com oito executivos-chave  da Europa (Reino Unido, Suécia, Holanda e Itália) e dos Estados Unidos para consolidar o Brasil no segmento de Turismo de Negócios, Incentivos, Congressos e Eventos (MICE).

Os convidados conhecerão a infraestrutura robusta, o ambiente de inovação e a hospitalidade única que o país oferece em destinos como Campinas (SP) e Porto Alegre (RS), dois grandes polos de negócios do país. A iniciativa segue até o próximo sábado (20). O seleto grupo inclui,  organizadores profissionais de congressos e dirigentes de empresas globais gestoras de eventos.

“Esta ação é um movimento para conectar diretamente os grandes organizadores de eventos globais com o que há de melhor no Brasil. Ao proporcionar essa experiência, mostramos que o país possui centros de convenções de excelência, mas também uma rede de apoio com universidades, parques tecnológicos e empresas prontas para receber congressos e feiras de relevância mundial”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Escolha dos Destinos

A escolha das cidades sede foi criteriosa.  Campinas se destaca como um hub de inovação, ciência e tecnologia no Sudeste. Além disso, segundo dados da ICCA (International Congress and Convention Association) o município figurou no Top 10 nacional de cidades que mais receberam eventos nos últimos 10 anos. Entre 2017 e 2021, por exemplo, respondeu por 10% de toda a produção acadêmica brasileira indexada na base de dados Scopus, um feito que sublinha sua relevância intelectual.

Já Porto Alegre se revela como um polo de “Agritech” e “Healthtech”. A cidade, que já acumulou 68 congressos internacionais na última década segundo o Ranking ICCA, é referência na Região Sul em setores como agronegócio, saúde, sustentabilidade, inovação e educação. 

Programação

Durante a semana, os convidados participarão de uma agenda intensa que inclui visitas técnicas a centros de eventos, hotéis, hubs de tecnologia e universidades, além de rodada de negócios com o trade turístico local e empresas de destaque. A programação é desenhada para demonstrar a capacidade operacional do Brasil e setores econômicos fortalecidos, conectando os potenciais clientes de eventos aos contatos-chave locais para gerar novas oportunidades de negócios e eventos, fortalecendo a internacionalização do setor MICE brasileiro.

Parcerias

O Corporate Tour é resultado de uma contínua articulação institucional. Para o Sebrae, parceiro da ação, o impacto vai além dos grandes números. O Brasil possui ambientes inovadores desenvolvidos e reconhecidos que vem se tornando referência internacional. Esses ecossistemas também contam com a presença e atuação dos pequenos negócios. 97% das empresas do turismo são de micro e pequenas empresas. A inovação, a sustentabilidade e globalização são conceitos que não têm mais volta”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Com esta ação, a Embratur e o Sebrae contribuem para diversificar os destinos MICE no Brasil, gerando um impacto econômico positivo e duradouro nas cidades anfitriãs, atraindo negócios e fortalecendo a imagem do país  junto a organizadores e promotores de eventos de classe mundial. 

Os Convention & Visitors Bureau (CVB´s) e as Secretarias de Turismo de Porto Alegre e Campinas foram fundamentais para o sucesso da ação, ao destacar os atrativos das cidades, mobilizar o trade local e fortalecer a integração entre compradores internacionais e fornecedores brasileiros.

Dados

Campinas e Porto Alegre se destacam também pela conectividade aérea, fator fundamental para a realização de eventos internacionais. O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, é um dos principais hubs logísticos do Brasil, com sete rotas internacionais e 181 voos mensais. Já Porto Alegre mantém cinco rotas internacionais e 120 voos mensais, com conexões diretas para importantes centros da América do Sul. Além disso, ambas as cidades recebem voos provenientes da Europa, sendo que Porto Alegre também conta com conexão direta ao Panamá e Campinas com destinos da América do Norte, reforçando sua posição como destinos para congressos e feiras globais.

Além disso, ambas as cidades  oferecem capacidade hoteleira e histórico de eventos compatíveis com as demandas internacionais. Campinas, com mais de 9 mil leitos hoteleiros, e Porto Alegre, com mais de 13 mil, contam com hotéis de redes nacionais e internacionais, com capacidade para receberem eventos, além de centros de convenções com infraestrutura para acolher eventos de grande porte. Esse conjunto de infraestrutura consolida a competitividade de ambos no calendário de congressos, feiras e incentivos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.