16/09/2025 – A Embratur, em parceria com o Sebrae, realiza a partir desta terça-feira (16), uma press trip focada na promoção da Costa Verde para os mercados prioritários da Argentina e Chile. A iniciativa, que segue até domingo (21), busca diversificar os destinos brasileiros e fortalecer a imagem do país no exterior. A ação levará quatro comunicadores para uma imersão completa nas belezas naturais e culturais de Ilhabela (SP) e Paraty (RJ).
A iniciativa busca posicionar a região como um destino diferenciado para o turista latino-americano, aproveitando a crescente conectividade aérea com o Sudeste brasileiro. A escolha pela Costa Verde foi resultado de uma análise de dados que apontou um interesse crescente desses mercados vizinhos pela região, além da necessidade de apresentar novas opções para além dos já consolidados destinos de sol e praia.
“Esta ação é fundamental para mostrar a diversidade da oferta turística brasileira. Queremos que os turistas argentinos e chilenos, que já amam nosso litoral, descubram a combinação única que a Costa Verde oferece com uma natureza exuberante, patrimônio histórico riquíssimo e experiências autênticas. Paraty, com sua herança cultural, e Ilhabela, com seu ecoturismo e turismo de base comunitária, são destinos com enorme potencial para encantar esse público”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A Embratur elaborou o roteiro para apresentar uma experiência profunda. Em Ilhabela, os participantes conhecerão a comunidade caiçara de Castelhanos através de uma experiência de turismo de base comunitária e desfrutarão de passeios de lancha e da alta gastronomia local.
Em Paraty, a imersão cultural será o ponto alto. A programação inclui uma visita à Fazenda Bananal, um tour pelo centro histórico, Patrimônio Mundial da UNESCO, degustação em alambiques de cachaça artesanal e passeios de barco pela baía. A culinária local, com chefs renomados, também terá destaque em diversos momentos da viagem.
Feel Brasil
A visita à Fazenda Bananal integra as 101 experiências no portfólio do Feel Brasil. O Feel Brasil é a plataforma da Embratur que visa fortalecer o turismo em pequenos negócios e comunidades locais e promover a diversidade do país.
Parceria
A Costa Verde é majoritariamente composta por pequenos negócios. Presidente do Sebrae, Décio Lima, evidencia a importância desta colaboração para a promoção do turismo brasileiro. “Os turistas argentinos e chilenos são conhecedores das nossas riquezas e do potencial brasileiro. O importante agora é ampliar as possibilidades e mostrar que o Brasil é rico e diverso. O Sebrae e a Embratur estão atuando de forma conjunta para estruturar o mercado de turismo, com isso, mais empregos e inclusão. Os pequenos negócios estão atuando de forma ativa neste processo, pois representam 97% das empresas do setor”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
A ação conta ainda com o apoio das prefeituras e secretarias de turismo de São Sebastião, Ilhabela e Paraty. A expectativa é que a divulgação gerada pelos jornalistas e influenciadores estimule o fluxo de visitantes da Argentina e do Chile para a região, consolidando a Costa Verde como um dos destinos de desejo na América do Sul.
Dados
A Argentina e o Chile são os principais emissores de turistas para o Brasil e os números reforçam esta relevância. De janeiro a agosto de 2025, desembarcaram no país 2.652.419 hermanos e 539.848 chilenos. Somente no Rio de Janeiro, até agosto deste ano foram 541.264 argentinos e 246.562 chilenos.
Já São Paulo recebeu 277.624 argentinos e 119.253 chilenos. Com um público tão expressivo e fiel ao Brasil, a press trip busca apresentar novos destinos como a Costa Verde, incentivando o retorno desses visitantes e a diversificação de roteiros. A conectividade aérea entre o Brasil e seus vizinhos sul-americanos, Argentina e Chile, tem se expandido de maneira notável.
De janeiro a agosto deste ano, foram realizados 14.528 voos ligando o Chile e a Argentina a São Paulo e Rio de Janeiro. A gestão atual tem priorizado a ampliação dessa malha, resultando na criação de novas rotas para os estados.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.