17/09/2025 – O futuro do turismo brasileiro esteve em pauta nesta terça-feira (16), em São Paulo, com a realização do Fórum de Turismo e Investimentos Brasil 360°. O evento da RTSC Holding e Qore Investimentos teve apoio da ONU Turismo e foi organizado pelo Estadão. A Embratur marcou presença a convite da ONU. A iniciativa reuniu lideranças públicas e privadas visando destravar o potencial de crescimento do setor no país. O objetivo foi discutir oportunidades de investimento, fomentar políticas públicas eficazes e traçar estratégias para fortalecer toda a cadeia produtiva do turismo.
Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Agência, integrou o painel “O Papel do Estado no desenvolvimento do Turismo”, apresentando o trabalho da Embratur para atrair mais turistas estrangeiros e consolidar a imagem do Brasil como um destino plural, seguro e sustentável.
O diretor destacou “a importância da promoção comercial internacional com foco na conversão de vendas para que o país possa atrair mais investimentos internacionais”. Segundo ele, “o Plano Brasis foi concebido para apoiar as unidades da federação de acordo com suas particularidades”, frisou Bruno Reis.
O encontro ganhou peso internacional com a participação do secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, da diretora-executiva, Natália Bayona e de Oscar Rueda García, diretor de Turismo Sustentável do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que apresentaram iniciativas globais focadas em sustentabilidade e desenvolvimento, reforçando a importância de alinhar o crescimento do turismo brasileiro às melhores práticas mundiais.
Turismo
O turismo se consolida como um pilar fundamental da economia brasileira. Atualmente, o setor é responsável por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, um indicativo claro de sua relevância para a geração de riqueza e oportunidades. Este cenário positivo é corroborado pelo expressivo aumento no fluxo de visitantes estrangeiros.
De janeiro a agosto deste ano, o Brasil recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais, 46,7% a mais que no mesmo período do ano passado, um número que reflete a crescente atratividade dos destinos nacionais e a eficácia das estratégias de promoção do país no exterior. Este desempenho fortalece a cadeia produtiva do turismo, bem como contribui na promoção da imagem do Brasil no cenário global.
O Fórum
Em um cenário de novas demandas globais, o evento serve como uma vitrine para projetos com viabilidade técnica e econômica, além de um catalisador para a formação de Parcerias Público-Privadas (PPPs). A programação foi desenhada para abordar os temas mais urgentes do setor, desde o financiamento de grandes projetos até o papel do Estado como facilitador do desenvolvimento.
Mais do que um espaço para debates, o Fórum Turismo e Investimentos Brasil 360° se consolida como uma plataforma para a concretização de negócios. Painéis sobre o caminho das PPPs, crédito, investimento e o papel dos bancos de fomento, como o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) garantem discussões sobre como financiar a infraestrutura turística necessária para o avanço do país.
Ao conectar investidores, operadores e gestores públicos, o fórum reforça a relevância do turismo como um motor de crescimento econômico, capaz de gerar empregos e promover a diversidade cultural brasileira, em total sintonia com as metas de desenvolvimento sustentável globais.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.