18/9/2025 – A cidade de Guilin, na China, é palco da 19ª edição do Fórum Turismo – PATA da ONU, um dos mais importantes encontros internacionais sobre tendências e perspectivas do setor. A Embratur tem um espaço de destaque no evento, que acontece entre os dias 18 e 20 de setembro. A Agência foi convidada a apresentar sua estratégia de inteligência de dados, um dos pontos fortes da atual gestão e peça-chave para o fortalecimento do turismo brasileiro no cenário global, além de outras ações adotadas que têm gerado resultados recordes de chegadas de visitantes do exterior ao país.
O Fórum, que traz neste ano o tema “Sinergia em Movimento: Mapeando Novas Fronteiras para um Ecossistema Turístico Resiliente, Sustentável e Inteligente”, reúne formuladores de políticas, especialistas e líderes da indústria da Ásia e do Pacífico para debater o futuro do setor.
Para o gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro, o convite da ONU Turismo à Embratur vai muito além da apresentação da ferramenta de inteligência de dados desenvolvida pela Agência. Segundo ele, o reconhecimento internacional se deve à estratégia completa adotada a partir do uso dessas informações, que vem garantindo resultados expressivos para o Brasil, como o crescimento na entrada de turistas internacionais e aumento da receita do setor.
“Apresentamos nossa ferramenta e como ela é utilizada, mas também destacamos a cooperação regional e o Plano Brasis, que hoje é nosso principal instrumento nesse campo. Recentemente, entregamos 27 documentos específicos para cada estado, com diretrizes e orientações sobre como promover cada destino de forma estratégica, além de um plano macro nacional”, explicou Montanheiro.
De acordo com o gerente, o evento, que reúne países da Ásia e do Pacífico, é uma oportunidade única para mostrar ao mundo como a gestão atual da Embratur vem transformando a promoção internacional do Brasil. “Este é um espaço muito relevante, pois o Fórum permite compartilhar a experiência do Brasil, que tem alcançado resultados notáveis nos últimos anos”, salientou.
Inteligência de dados
Na primeira sessão técnica, dedicada a “Nova Governança e Políticas para o Futuro do Turismo: Alavancando Dados e Colaboração”, a Embratur mostrou como sua plataforma de inteligência gera insights acionáveis, soluções inovadoras e base sólida para a tomada de decisões estratégicas, tanto no Brasil quanto nos mercados internacionais.
Com um sistema robusto de monitoramento e análise, a Agência vem fortalecendo suas parcerias de dados e ampliando sua capacidade de leitura dos mercados emissores, comportamento dos viajantes e oportunidades de promoção. Essa abordagem tem permitido ao Brasil antecipar tendências, calibrar estratégias de promoção internacional e oferecer informações qualificadas ao trade turístico.
Além de apresentar sua experiência, a participação da Embratur em Guilin representa uma oportunidade única de diálogo com representantes globais e asiáticos de Organizações Nacionais de Turismo (NTAs), da indústria turística e de stakeholders chineses, ampliando a rede de colaboração internacional e reforçando a imagem do Brasil como referência em inovação e governança baseada em dados.
Mercado chinês
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressalta a importância da participação do evento na China, um dos mercados prioritários para o turismo internacional brasileiro, tanto pelo volume crescente de viajantes pelo mundo, quanto pelo alto poder de consumo dos turistas chineses.
“Trazer mais turistas chineses para o Brasil representa uma oportunidade estratégica. Esse público busca vivências autênticas, contato com a natureza e riqueza cultural, atrativos que temos em abundância. Por meio de parcerias que estamos fazendo com o país asiático, como a assinatura dos Memorandos de Entendimento (MOUs) que conectam a Embratur a empresas estratégicas do setor de turismo de lá, estamos superando barreiras de idioma, cultura e acesso, ao mesmo tempo em que fortalecemos os laços entre as duas nações”, afirmou o presidente da Embratur.
O Fórum
O Fórum, organizado pela ONU Turismo, pela PATA e pela Universidade Politécnica de Hong Kong, com apoio do município de Guilin, também abordará temas como gestão de destinos, inovação tecnológica, mercados emissores, educação e qualificação.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.