RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Embratur apresenta estratégia de inteligência de dados em Fórum Global da ONU, na China

Agência mostrou como sua plataforma auxilia na tomada de decisões estratégicas, bem como outras ações adotadas para impulsionar o turismo internacional no Brasil.
Divulgação/Embratur
A China é um dos mercados prioritários para o turismo internacional brasileiro

18/9/2025 – A cidade de Guilin, na China, é palco da 19ª edição do Fórum Turismo – PATA da ONU, um dos mais importantes encontros internacionais sobre tendências e perspectivas do setor. A Embratur tem um espaço de destaque no evento, que acontece entre os dias 18 e 20 de setembro. A Agência foi convidada a apresentar sua estratégia de inteligência de dados, um dos pontos fortes da atual gestão e peça-chave para o fortalecimento do turismo brasileiro no cenário global, além de outras ações adotadas que têm gerado resultados recordes de chegadas de visitantes do exterior ao país.

O Fórum, que traz neste ano o tema “Sinergia em Movimento: Mapeando Novas Fronteiras para um Ecossistema Turístico Resiliente, Sustentável e Inteligente”, reúne formuladores de políticas, especialistas e líderes da indústria da Ásia e do Pacífico para debater o futuro do setor. 

Para o gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro, o convite da ONU Turismo à Embratur vai muito além da apresentação da ferramenta de inteligência de dados desenvolvida pela Agência. Segundo ele, o reconhecimento internacional se deve à estratégia completa adotada a partir do uso dessas informações, que vem garantindo resultados expressivos para o Brasil, como o crescimento na entrada de turistas internacionais e aumento da receita do setor.

 “Apresentamos nossa ferramenta e como ela é utilizada, mas também destacamos a cooperação regional e o Plano Brasis, que hoje é nosso principal instrumento nesse campo. Recentemente, entregamos 27 documentos específicos para cada estado, com diretrizes e orientações sobre como promover cada destino de forma estratégica, além de um plano macro nacional”, explicou Montanheiro.

De acordo com o gerente, o evento, que reúne países da Ásia e do Pacífico, é uma oportunidade única para mostrar ao mundo como a gestão atual da Embratur vem transformando a promoção internacional do Brasil. “Este é um espaço muito relevante, pois o Fórum permite compartilhar a experiência do Brasil, que tem alcançado resultados notáveis nos últimos anos”, salientou.

Inteligência de dados

Na primeira sessão técnica, dedicada a “Nova Governança e Políticas para o Futuro do Turismo: Alavancando Dados e Colaboração”, a Embratur mostrou como sua plataforma de inteligência gera insights acionáveis, soluções inovadoras e base sólida para a tomada de decisões estratégicas, tanto no Brasil quanto nos mercados internacionais.

Com um sistema robusto de monitoramento e análise, a Agência vem fortalecendo suas parcerias de dados e ampliando sua capacidade de leitura dos mercados emissores, comportamento dos viajantes e oportunidades de promoção. Essa abordagem tem permitido ao Brasil antecipar tendências, calibrar estratégias de promoção internacional e oferecer informações qualificadas ao trade turístico.

Além de apresentar sua experiência, a participação da Embratur em Guilin representa uma oportunidade única de diálogo com representantes globais e asiáticos de Organizações Nacionais de Turismo (NTAs), da indústria turística e de stakeholders chineses, ampliando a rede de colaboração internacional e reforçando a imagem do Brasil como referência em inovação e governança baseada em dados.

Mercado chinês

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressalta a importância da participação do evento na China, um dos mercados prioritários para o turismo internacional brasileiro, tanto pelo volume crescente de viajantes pelo mundo, quanto pelo alto poder de consumo dos turistas chineses. 

“Trazer mais turistas chineses para o Brasil representa uma oportunidade estratégica. Esse público busca vivências autênticas, contato com a natureza e riqueza cultural, atrativos que temos em abundância. Por meio de parcerias que estamos fazendo com o país asiático, como a assinatura dos Memorandos de Entendimento (MOUs) que conectam a Embratur a empresas estratégicas do setor de turismo de lá, estamos superando barreiras de idioma, cultura e acesso, ao mesmo tempo em que fortalecemos os laços entre as duas nações”, afirmou o presidente da Embratur. 

O Fórum

O Fórum, organizado pela ONU Turismo, pela PATA e pela Universidade Politécnica de Hong Kong, com apoio do município de Guilin, também abordará temas como gestão de destinos, inovação tecnológica, mercados emissores, educação e qualificação.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.