PLANO BRASIS

Projetando o impacto internacional da COP30, Embratur apresenta estratégias para otimizar a promoção do Pará no exterior

A Agência e o Sebrae entregaram ao estado o Plano Brasis, uma estratégia personalizada para ampliar ainda mais sua visibilidade e competitividade no mercado internacional.
Renato Vaz/Embratur
O objetivo é posicionar o Pará como protagonista na atração de turistas estrangeiros.

22/9/2025 – O futuro do turismo internacional no estado do Pará esteve em evidência na tarde desta segunda-feira (22), na capital Belém. A Embratur, em parceria com o Sebrae, o Ministério do Turismo e o Governo do Estado, por meio da Secretaria estadual de Turismo, apresentou o Plano Brasis e seu plano de ação com diretrizes para diversificar e fortalecer a promoção turística internacional dos destinos e atrativos paraenses. 

Realizado no Museu de Arte Sacra, no centro de Belém, o evento reuniu integrantes de diversos segmentos do trade turístico do estado e autoridades como o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o ministro do Turismo, Celso Sabino; o secretário de Estado de Turismo do Pará, Eduardo Costa; e o diretor superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

A apresentação do plano de ação, elaborado de forma exclusiva para o estado, destacou a proposta de transformar a pluralidade amazônica existente no Pará em vantagem competitiva global, articulando ações de marketing internacional, fortalecimento da conectividade e promoção digital nos mercados estratégicos.

Além disso, o documento traz orientações para a promoção internacional do turismo no estado. O objetivo é posicionar o Pará como protagonista na atração de turistas estrangeiros, consolidando, ainda, o legado que será deixado pela realização da COP30 em Belém, em 2025.

A iniciativa integra o planejamento nacional de marketing turístico e adapta diretrizes globais aos atrativos locais, valorizando a diversidade cultural, a natureza e a gastronomia do Pará. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o plano é essencial para transformar a visibilidade da COP30 em um legado duradouro de mais turistas, renda e desenvolvimento para o estado. 

“Elaborar um plano de marketing em um país com as características do Brasil não é simples, porque precisamos  ter a mesma linguagem em um país tão plural, dizendo que não é só sol e praia, que é cultura, que é natureza, que é gastronomia. A gente precisava ter um plano falando o que tem que ser feito também aqui no Pará para que a gente tenha o maior número de turistas internacionais vindo para o estado. O turismo é uma ferramenta prática, um instrumento de ação”, ressaltou Freixo. 

“É a primeira vez que o plano internacional é adaptado para realidade de cada estado brasileiro, por isso que o plano é Brasis. O Brasil é um país único, mas que nunca foi um só. É uma ferramenta de ação que a Embratur entrega para cada estado e ajuda a melhorar a qualidade da sua promoção, além de trazer mais turistas internacionais e tudo é feito com base em inteligência de dados”, completou o presidente da Agência.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou iniciativas apoiadas para o turismo do estado e como elas podem impactar na região. “Temos exemplos como o Sairé, em Santarém, um festival comparável ao de Parintins, mas que envolve dois botos, o Tucuxi e o Boto Cor de Rosa; e o Fórum Mundial de Gastronomia, que também será em Santarém, e é realizado pela ONU Turismo. Tudo isso se deve a toda equipe da Embratur por estar trazendo um modelo de marketing internacional setorizado “, explicou. 

“O Brasis, esse grande plano do Governo Federal, capitaneado pela Embratur, é uma ideia exitosa. O Sebrae está investindo e ajudando roteiros turísticos, na validação e no fortalecimento, e mostrando que dentro do Pará a gente tem vários Parás. Quero agradecer a todas as pessoas que fazem turismo aqui dentro do nosso estado. Aqui dentro tem empresários de vários tamanhos e eu sou o principal defensor dos pequenos negócios. O pequeno negócio é potente e entrega muito resultado. Vamos em frente. O turismo é a grande ferramenta e o caminho pro crescimento também deste estado”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

De acordo com o secretário de estado de Turismo do Pará, Eduardo Costa, a missão é desenvolver um turismo sustentável e integrado, e fazer com que o estado seja competitivo lá fora. “O Pará representa o coração pulsante da Amazônia e personifica o que esse plano Brasis quer mostrar lá fora: sustentabilidade, democracia e também inclusão. Nós ficamos honrados e felizes de estar aqui para conhecer um pouco mais do plano Brasis, que é esse plano internacional de marketing turístico. Sei que ele será o sinalizador, será o farol para nos guiar no futuro aqui do turismo no Brasil. O estado está preparado para receber o mundo, e graças à divulgação lá fora, teremos oportunidade de melhorar acima de tudo a renda do nosso povo, trazendo melhores dias para todos nós.”

A secretária Municipal de Turismo de Belém, Cilene Sabino, também participou do evento e salientou o papel do turismo na capital do estado: “O turismo é a grande ferramenta e caminho para o crescimento também desse estado. Convido a todos a aproveitarem esse momento que a gente está vivendo e a agarrar todo mundo com unhas e dentes essa oportunidade que nós recebemos.”

Plano Brasis Pará

O Plano Brasis é fruto da parceria entre Embratur, Ministério do Turismo e Sebrae, com desdobramentos em planos de ação específicos para cada uma das 27 unidades da federação. No caso do Pará, o documento é resultado de uma construção coletiva com gestores públicos, trade turístico e representantes locais, definindo os segmentos prioritários e nichos como turismo voltado a povos indígenas. 

Na apresentação do plano, o presidente da Embratur destacou as ações para ampliar o fluxo de turistas estrangeiros, que somaram 33,2 mil entradas em 2024, com principais emissores vindos de Suriname, França, Estados Unidos, Portugal e Alemanha.

A conectividade foi um dos pontos de destaque, com novas rotas já anunciadas, além do reforço da temporada de cruzeiros que atrai visitantes da América do Norte e Europa. Em 2024, o Pará registrou 779 voos internacionais, com destaque para rotas diretas a partir dos Estados Unidos, Portugal, Suriname e Guiana Francesa.

Baseando-se na estratégia de dados da Embratur, os mercados prioritários definidos incluem Estados Unidos, França, Portugal, Reino Unido, Alemanha, além de Países Baixos, Itália, Colômbia e Canadá. 

Sobre as motivações pelas quais os turistas escolhem o estado, o lazer foi o destaque, representando 56% das chegadas, impulsionadas por atrativos como a gastronomia de Belém, que é reconhecida pela Unesco, e destinos como Santarém/Alter do Chão, a Ilha do Marajó, a área de proteção ambiental de Ajuruteua (no nordeste do estado) e o Mangal das Garças, em Belém. 

Legado da COP30

Com a realização da COP30 em Belém, o Plano Brasis no Pará ganha ainda mais relevância. O evento coloca a Amazônia no centro das atenções mundiais e amplia a demanda por destinos alinhados a práticas sustentáveis e inovadoras. 

A estratégia traçada pela Embratur busca justamente aproveitar essa visibilidade para garantir que o aumento do fluxo turístico se converta em benefícios duradouros para o estado e sua população

Confira o plano completo neste link. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.