SUSTENTABILIDADE

Embratur apoia edital pioneiro que une turismo e créditos de carbono para compensar emissões de gases do efeito estufa

Iniciativa da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) é vista pela Agência como modelo de gestão sustentável
Embratur – Sebrae / Divulgação
O objetivo do edital é zerar a pegada de carbono dos grandes eventos do calendário de Belo Horizonte

25/09/2025 – Em uma iniciativa que integra o setor de turismo ao mercado voluntário de carbono, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) lançou um edital para a captação de créditos de carbono destinados à compensação de emissões dos principais eventos públicos da cidade. O edital, aberto até dezembro de 2026, convida empresas detentoras de Créditos Certificados de Carbono a associarem suas marcas aos eventos de Belo Horizonte, fortalecendo suas estratégias de sustentabilidade e ganhando visibilidade em um dos destinos turísticos mais dinâmicos do país. A ação alinha o turismo e a cultura da cidade às metas da Agenda 2030 da ONU e contribui para posicionar o Brasil na vanguarda da economia verde.

O objetivo do edital é zerar a pegada de carbono dos grandes eventos do calendário de Belo Horizonte. Isso será feito por meio do cancelamento (aposentadoria) de créditos de carbono doados, garantindo que as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas por essas festividades sejam efetivamente compensadas.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o edital materializa o futuro do turismo que a Agência promove internacionalmente. “Esta iniciativa de Belo Horizonte é exatamente o tipo de inovação que a Embratur quer ver florescer no turismo brasileiro. Apoiamos com entusiasmo porque acreditamos que pode e deve dar certo, se tornando uma referência de modelo de gestão sustentável para que outros estados e municípios se inspirem e repliquem. É a prova de que a sustentabilidade não é um discurso, mas uma prática que gera valor e posiciona o Brasil na vanguarda do turismo responsável”, destaca Freixo.

Segundo a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, o edital fortalece a conexão entre negócios, turismo e economia verde. “Mostramos, de forma concreta, que Belo Horizonte está pronta para enfrentar os desafios ambientais. Ao alinhar turismo, cultura e economia às urgências do clima, reforçamos que desenvolvimento e responsabilidade podem caminhar juntos. Nossos eventos se tornam ainda mais relevantes quando se transformam em aliados do meio ambiente e da economia verde.”

Pioneira no setor, a iniciativa, que conta com o apoio da Embratur, é um desdobramento concreto do compromisso com a sustentabilidade que rendeu à Belotur o 1º lugar no Concurso de Melhores Práticas ESG da Embratur, em dezembro de 2024.

Na ocasião, a  Belotur recebeu uma consultoria ESG especializada da Embratur, para aprofundar suas estratégias socioambientais. Coordenadora de ESG da Embratur, Marina Barki, que atuou diretamente com a equipe, vê o novo edital como mais um passo no caminho da sustentabilidade. “A Belotur tem buscado aprofundar as suas práticas de sustentabilidade, demonstrando um compromisso genuíno com a agenda. Nós, da Embratur, fazemos questão de manter um canal direto de diálogo para acompanhar esse processo e compartilhar o que aprendemos desde que nossa estratégia ESG foi implementada, a partir de 2023”.

Turismo Transforma

O prêmio rendeu ainda um minidocumentário que destaca essas práticas no Turismo Transforma. O vídeo de Belo Horizonte foi construído para retratar a forte vocação da cidade para um turismo que alia criatividade, inclusão e respeito ao meio ambiente. Para isso, a narrativa dá voz aos verdadeiros protagonistas dessa transformação, apresentando líderes de projetos locais nas áreas de gastronomia, afroturismo, sustentabilidade ambiental e inclusão social. O vídeo pode ser acessado por meio deste link

Sobre o Edital

Podem participar empresas brasileiras ou estrangeiras, com representação no país que sejam detentoras de créditos de carbono gerados por projetos em território nacional. Os créditos devem seguir padrões de certificação reconhecidos internacionalmente incluindo o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), CERCARBONO, Verified Carbon Standard (VCS), Global Carbon Council (GCC), Climate Action Reserve (CAR), ACR Carbon e Gold Standard.

As operações não envolvem repasse financeiro. Em troca da doação, as empresas recebem uma contrapartida de imagem e visibilidade com a chancela oficial do selo de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) Compensadas, divulgação no Portal Belo Horizonte e no perfil do LinkedIn da Belotur e publicação de um ranking com os maiores doadores no Diário Oficial do Município.

As empresas interessadas devem preencher um Formulário de Manifestação de Interesse e enviá-lo com a documentação comprobatória para o e-mail da Belotur. A proposta será avaliada e, uma vez aprovada, a parceria é formalizada por meio de um Acordo de Intenção. O edital, disponível neste link, fica aberto para novas propostas até o dia 31 de dezembro de 2026. Após a assinatura do acordo, a parceria terá vigência de 24 meses.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.