25/9/2025 – A Embratur recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Na ocasião, o presidente da Agência, Marcelo Freixo, apresentou à chefe da Pasta a estrutura da sede e as iniciativas focadas no desenvolvimento institucional da empresa. A ministra anunciou, na ocasião, a sessão do prédio onde funciona a sede para a Embratur, que atualmente pertence à União.
Em uma apresentação detalhada, Marcelo Freixo apresentou à ministra o trabalho que tem sido desenvolvido pela Agência, bem como os resultados alcançados, que, segundo ele, têm chamado a atenção do mundo pela eficiência.
“Nossa maior conquista foi construir uma nova cultura organizacional, focada em eficiência, transparência e, acima de tudo, em pessoas. Realizamos o primeiro processo seletivo público da agência e estruturamos um novo plano de cargos, mas fomos além. Investimos pesado na modernização do nosso ambiente de trabalho, com o avanço no desenvolvimento de TI, que nos trouxe mais inteligência e agilidade, e com a conclusão da primeira etapa da modernização de nossas instalações físicas. Os recordes históricos de turistas e de conectividade aérea são a consequência direta de uma equipe valorizada e de uma gestão que investe em tecnologia, infraestrutura e processos inteligentes para promover o Brasil no mundo.”, explicou Freixo.
“A gente montou uma equipe técnica, uma inteligência de dados – todas as ações que promovem o Brasil são feitas com inteligência de dados – e assim, por meio do marketing e da promoção do Brasil, estamos fazendo esta renovação. A gente tem hoje grandes resultados. O Brasil hoje é um dos países que mais cresce no mundo, com 46% de crescimento em 2025, comparado a 2024”, completou o presidente da Agência.
Após a apresentação, a ministra elogiou os resultados e salientou que, além disso, uma das pautas da visita foi a sessão do prédio à Agência, que está instalada no local desde a década de 1990. “A Embratur já ocupa esse prédio desde a década de 90, mas neste ano a gente vai formalizar uma nova sessão para que eles possam ocupar espaço de forma super tranquila. Foi proveitosa a visita para que eu pudesse conversar sobre várias coisas que estão sendo feitas na Agência nesses dois anos e meio. Tem sido uma reestruturação muito bacana”, afirmou.
Além do presidente, representaram a Embratur na reunião o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd; a gerente de Gestão de Gabinete da Embratur, Sáskia Lima de Castro; a gerente de Orçamento, Finanças e Contabilidade, Caroline Jorge; e o chefe de gabinete Bruno Villa.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.