SINERGIA NO TURISMO

Nova secretária-geral da ONU Turismo e presidente da Embratur discutem ações para fortalecer atividade turísticas

Com a presença, também, do atual secretário, Zurab Pololikashvili, Shaikha Nasser Al Nowais e Marcelo Freixo discutiram profissionalização e fortalecimento do setor no Brasil
Renato Vaz/Embratur
Primeira mulher a assumir o posto de secretária-geral da ONU Turismo, Shaikha Nasser Al Nowais conversou sobre o setor turístico no Brasil com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo

25/09/2025 – A futura secretária-geral da ONU Turismo, Shaikha Nasser Al Nowais, e o atual secretário, Zurab Pololikashvili, fizeram uma visita à Embratur no fim da tarde desta quarta-feira (24). Eles se reuniram com o presidente da Agência, Marcelo Freixo. Shaikha Nasser Al Nowais é a primeira mulher a assumir o posto de secretária-geral da ONU Turismo. O encontro também contou com a presença do diretor do escritório regional da ONU Turismo para as Américas, Heitor Kadri.

Os presentes falaram da importância de um trabalho de sinergia entre a Embratur e a ONU Turismo e da necessidade da troca de dados e informações para fomentar o turismo. O Brasil é um dos três países das Américas a ter cadeira no Conselho Executivo da ONU Turismo (2026-2027), junto a Argentina e Peru, após eleição na 70ª Reunião da Comissão Regional para as Américas (CAM), realizada em Lima, em agosto de 2025.

Além disso, em 2026, o Brasil vai sediar a 3ª Cúpula da ONU Turismo para a África e as Américas, que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ). Entre outros temas, o encontro vai abordar o desenvolvimento sustentável e inclusivo no setor. Em sua fala durante o encontro, Freixo destacou a importância dessa atividade como parte da solução para os desafios ambientais e climáticos que o mundo enfrenta.

“Vemos no turismo uma grande solução. É uma atividade que traz alternativas econômicas que conservam o meio ambiente, que podem fazer com que uma floresta tenha mais valor de pé que derrubada, gerando emprego e renda de forma sustentável”, disse. Shaikha Nasser Al Nowais, por sua vez, disse acreditar que a Embratur vai ganhar ainda mais destaque na promoção internacional do Brasil. “Gostaria de trabalhar mais nesse setor para fortalecer a imagem do Brasil no exterior e gerar mais investimentos para o país”, afirmou a nova secretária-geral.

Outro tema abordado foi a importância de qualificar o setor. Freixo destacou a parceria entre Embratur e Sebrae nessa qualificação, além de iniciativas da Agência com universidades para formar e especializar novos profissionais, fortalecendo a atividade no país com produção científica.

Participaram do encontro pela Embratur, ainda, o gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional, Alexandre Nakagawa, a gerente de Orçamento, Finanças e Contabilidade, Caroline Teixeira Jorge, o gerente de Gestão de Gabinete, Bruno Villa, a coordenadora de Relações Institucionais, Monique Lima, e o assessor de Relações Internacionais da Agência, Paulo Lins.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.