RECORDE

São Paulo mantém liderança na entrada de turistas internacionais no Brasil e cresce 23,3% em 2025

Com mais de 2 milhões de visitantes estrangeiros entre janeiro e setembro, o estado mantém o protagonismo no turismo internacional e confirma tendência de alta também em setembro
Embratur – Sebrae / Divulgação
O ritmo aquecido foi confirmado em setembro, quando o número de chegadas internacionais cresceu 16,1%

07/10/2025 – Principal portão de entrada de turistas internacionais no Brasil, o estado de São Paulo registrou um crescimento de 23,3% nos primeiros nove meses de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Embratur, do Ministério do Turismo e da Polícia Federal, 2.016.637 visitantes estrangeiros desembarcaram no estado, contra 1.636.015 em 2024.

O ritmo aquecido foi confirmado em setembro, quando o número de chegadas internacionais cresceu 16,1%. No período foram 207.792 desembarques, frente a 178.977 no mesmo mês de 2024. Entre os principais emissores de turistas para o estado estão os Estados Unidos com 318.884 visitantes, seguidos por argentinos (308.672), chilenos (133.025), alemães (76.959) e portugueses (73.350).

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os resultados refletem o sucesso da estratégia de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior e da diversificação de destinos. “São Paulo é a capital da cultura, da gastronomia e dos grandes eventos da América Latina que vão muito além dos negócios. Esse aumento tem um reflexo direto na economia de São Paulo e de todo o Brasil, pois cada turista que chega ao nosso país estimula a geração de empregos, aquece o comércio local, valoriza a nossa cultura e cria novas oportunidades de negócios nos quatro cantos do país”, afirmou.

Brasil

O desempenho paulista acompanha a tendência nacional. Entre janeiro e setembro de 2025, entraram no Brasil, 7.099.237 turistas estrangeiros, um aumento de 45% em relação ao mesmo intervalo de 2024. Somente em setembro, foram 570.934 visitantes internacionais, frente a 445.389 no ano passado, o que representa alta de 28,2%.

Com esse resultado, o país superou, ainda no nono mês do ano, o recorde anual anterior de 6.773.619 visitantes em 2024 e ultrapassou a meta estabelecida no Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que previa 6,9 milhões de turistas internacionais para todo o ano de 2025.

Principais emissores

Entre os principais países emissores, a Argentina segue na liderança, com mais de 2,7 milhões de visitantes, seguida de Chile (604.786) e Estados Unidos (564.160). Entre os europeus, destacam-se França, Portugal e Alemanha, que somaram 537.589 visitantes ao Brasil até setembro.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.