CHEGADAS INTERNACIONAIS

Com crescimento histórico de 91,9%, Rio Grande do Sul atinge 1,3 milhão de turistas estrangeiros em 2025

Os principais países emissores para o estado são Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru
Divulgação/Embratur
O crescimento do turismo internacional no Rio Grande do Sul acompanha o desempenho do país.

7/10/2025 – Seguindo a tendência de recordes nas chegadas de turistas internacionais, o estado do Rio Grande do Sul já recebeu, entre janeiro e setembro de 2025, 1.332.077 visitantes do exterior. O total representa um aumento 91,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando a localidade recebeu 694.192 turistas estrangeiros. Os dados são da Embratur, do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.

Além do acumulado dos nove primeiros meses do ano, setembro também apresenta um crescimento considerável no comparativo com o mesmo mês do ano anterior, passando de 27.169 para 43.202, totalizando 59% de aumento.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ampliação consolida o estado como uma região atrativa e diversa. “A cada mês, o Rio Grande do Sul mostra ainda mais sua potência e a atratividade de seus destinos. É uma região extremamente diversificada, que oferece diferentes segmentos e atrai uma variedade enorme de visitantes ao estado. A Embratur tem dado uma atenção especial à região após a tragédia climática de 2024 e esses recordes mostram que estamos colhendo os frutos desse trabalho”, salientou.

Os principais países emissores de turistas para o Rio Grande do Sul de janeiro a setembro deste ano foram, em primeiro lugar a Argentina, com 1.041.097 turistas e crescimento de 111,55% com relação ao mesmo período de 2024, o Uruguai, com 250.507  chegadas e crescimento de 41,14%, seguidos de Paraguai, Chile e Peru.

Brasil

O crescimento do turismo internacional no Rio Grande do Sul acompanha o desempenho do país. Entre janeiro e setembro de 2025, o número de turistas estrangeiros que entraram no Brasil, totalizando 7.099.237, volume 45% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado. Já em setembro, desembarcaram em terras brasileiras, 570.934 turistas internacionais, enquanto em 2024 foram 445.389, um aumento de 28,2% para o mês. 

Com esse desempenho, o país ultrapassou, em apenas nove meses, o recorde anual anterior, de 2024, quando 6.773.619 visitantes estrangeiros vieram ao Brasil. O desempenho até aqui também supera a meta anual estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que previa a chegada de 6,9 milhões de turistas internacionais em 2025. O objetivo foi superado em 2,9% ainda no nono mês do ano, estabelecendo um novo recorde histórico para o período.

Principais Emissores

 A Argentina segue na liderança, com mais de 2,7 milhões de visitantes entre janeiro e setembro. Na sequência, aparecem Chile (604.786) e Estados Unidos (564.160). Entre os países europeus, França, Portugal e Alemanha se destacam, somando 537.589 visitantes ao Brasil no período.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.