RECORDE

Com mais de 827 mil turistas estrangeiros neste ano, Paraná se destaca como destino diverso e atrativo

Número de chegadas de visitantes estrangeiros representa crescimento de 22% com relação aos nove primeiros meses de 2024
Embratur – Sebrae / Divulgação
O crescimento do turismo internacional no Paraná acompanha o desempenho do país

7/10/2024 – O Paraná recebeu, entre janeiro e setembro deste ano, 827.725 visitantes estrangeiros. O total representa um aumento de 22,6% com relação ao mesmo período do ano passado, quando 675.108 turistas do exterior estiveram no estado. No mês de setembro deste ano, o estado recebeu 62.087 visitantes, 16,3% a mais que no mesmo mês do ano passado, quando foram 53.403. Os dados são da Embratur em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo.

Para o presidente da Agência, Marcelo Freixo, o resultado comprova a vocação do estado para receber turistas do exterior e o potencial de atração de seus destinos e experiências. “Trata-se de um estado que vem ganhando um grande destaque internacional por sua cultura, suas cidades, sua culinária, suas praias e seus destinos de natureza e aventura. Os recordes do turismo internacional no estado significam geração de emprego e renda na economia paranaense e estão seguindo a tendência do país como um todo”, afirmou Freixo.

Os principais países emissores de turistas para o Paraná de janeiro a setembro deste ano foram, em primeiro lugar, o Paraguai, com 319.277, seguido da Argentina, com 312.320 e dos Estados Unidos com 21.978.

Brasil

O crescimento do turismo internacional no Paraná acompanha o desempenho do país. Entre janeiro e setembro de 2025, o número de turistas estrangeiros que entraram no Brasil, totalizando 7.099.237, volume 45% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado. Já em setembro, desembarcaram em terras brasileiras, 570.934 turistas internacionais, enquanto em 2024 foram 445.389, um aumento de 28,2% para o mês. 

Com esse desempenho, o país ultrapassou, em apenas nove meses, o recorde anual anterior, de 2024, quando 6.773.619 visitantes estrangeiros vieram ao Brasil. O desempenho até aqui também supera a meta anual estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que previa a chegada de 6,9 milhões de turistas internacionais em 2025. O objetivo foi superado em 2,9% ainda no nono mês do ano, estabelecendo um novo recorde histórico para o período.

Principais Emissores

 A Argentina segue na liderança, com mais de 2,7 milhões de visitantes entre janeiro e setembro. Na sequência, aparecem Chile (604.786) e Estados Unidos (564.160). Entre os países europeus, França, Portugal e Alemanha se destacam, somando 537.589 visitantes ao Brasil no período.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.