AFROTURISMO

Com apresentação de guia antirracista e rodada de negócios exclusiva, Afroturismo tem lugar de destaque na ABAV Expo 2025

Guia prático de Equidade Racial no Turismo, elaborado pela Embratur em parceria com o CAF, foi apresentado em um dos painéis do evento
Divulgação/Embratur
A iniciativa faz parte de uma aliança estratégica firmada entre a Embratur e o CAF em 2024

09/10/2025 – A Embratur marcou presença na ABAV Expo 2025 com uma série de ações voltadas para o fortalecimento da promoção do Afroturismo e da equidade racial no setor. Um dos destaques da participação foi a apresentação do “Guia Prático de Equidade Racial no Turismo”, feito em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), que promove o segmento com o objetivo de valorizar a identidade, a história e o protagonismo negro nas atividades turísticas. 

A apresentação do guia ocorreu nesta quinta-feira (9), durante o ABAV Talks na Arena Urca. A Embratur foi representada pela coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres. O documento propõe uma abordagem ativa de antirracismo, oferecendo um roteiro detalhado para que empresas do setor possam enfrentar práticas racistas e valorizar a identidade e o protagonismo negro no turismo. 

No painel, foi discutida a importância do Afroturismo como um segmento que celebra a cultura, a história e as vivências da população afrodescendente. Participaram do painel também as especialistas no tema Natália Oliveira e Vitória Camilo, além do CEO e fundador do Afroturismo HUB, Hubber Clemente.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “é histórico o que está acontecendo na ABAV Expo 2025.” “Estamos mostrando que o Afroturismo é valorização da diversidade e também é potente enquanto negócio, que movimenta a economia, gera emprego e renda e fortalece o protagonismo da população preta. Tudo isso mostra a força desse segmento”, afirmou.

“O afroturismo é, ao mesmo tempo, um movimento cultural e uma oportunidade de negócios que fortalece a economia com base na diversidade. Ao lado da Embratur, o CAF apoia a internacionalização de empreendimentos afrobrasileiros, amplia sua inserção em cadeias globais e promove um turismo que combate práticas racistas. Com iniciativas como este guia, avançamos na construção de um setor mais inclusivo, competitivo e representativo”, salienta Estefanía Laterza, representante do CAF no Brasil.

A iniciativa faz parte de uma aliança estratégica firmada entre a Embratur e o CAF em 2024, para impulsionar o desenvolvimento e a internacionalização de empreendimentos de Afroturismo no Brasil. O acordo inclui a criação de um Mapa de Afroturismo no país e a capacitação de empresários para fortalecer sua inserção no mercado global. 

Parceria

A programação dedicada ao Afroturismo incluiu ainda workshops e um painel para debater os avanços da cooperação técnica entre a Embratur e o CAF. O evento de encerramento, nesta sexta-feira (10), será dedicado à apresentação dos resultados da parceria. Consultores que participam do projeto vão compartilhar os produtos desenvolvidos e suas contribuições. 

Haverá, ainda, o painel institucional “Afroturismo em Expansão: Desafios e Oportunidades para o Futuro”, com a presença de Eddi Marcelin, diretor de Diversidade do CAF, e de Estefanía Laterza, representante País CAF Brasil, sobre os aprendizados e os próximos passos para o fortalecimento do turismo com foco em equidade racial. 

Com essas ações, a Embratur tem o objetivo de reforçar seu compromisso com a promoção da diversidade e com a construção de um turismo mais inclusivo e representativo no cenário internacional. “A parceria com o CAF tem sido essencial para fortalecer empreendimentos afrobrasileiros e ampliar sua inserção nas cadeias internacionais do turismo, consolidando o Brasil como destino de valorização da cultura, da história e das identidades negras”, destaca Marcelo Freixo.

Rodada de negócios exclusiva

Por iniciativa da Embratur, pela primeira vez o Afroturismo ganhou destaque como negócio durante a ABAV Expo 2025. No primeiro dia de evento, 8 de outubro, 15 empreendedores do Afroturismo do Brasil participaram de rodadas de negócios com compradores estrangeiros da América Latina, Europa, Estados Unidos e Canadá.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.