15/10/2025 – A criatividade e a capacidade de inovação do Brasil brilharam mais uma vez no cenário internacional. Desta vez, a Embratur foi a protagonista em uma publicação oficial do Google, que apresentou a transformação digital do sistema de gestão desenvolvido pela própria Agência como um modelo a ser seguido no mundo. O trabalho foi feito com o uso da tecnologia Google AppSheet e outras ferramentas que permitem criar aplicativos, sites ou sistemas de forma simplificada.
O artigo, divulgado no site global do Google Workspace, mostra como o uso da tecnologia está tornando a gestão mais eficiente e fortalecendo a promoção do nosso turismo no exterior. Nomeada de “Hermes”, a aplicação é um sistema de gerenciamento que conecta o planejamento estratégico da Embratur à execução de suas despesas, permitindo que investimentos, custos e ações sejam organizados, categorizados e rastreáveis.
O sistema possibilita visualizar as informações sob diversos recortes (financeiro, orçamentário, contábil e estratégico), além de gerar dados para a análise de resultados e apuração de indicadores de política pública, como mercados prioritários, segmentos turísticos, ferramentas de promoção utilizadas, entre outros.
História
A reportagem destaca a virada de chave na gestão da Agência a partir de 2023, quando a Embratur “descobriu uma riqueza de dados enterrados em sistemas desconectados” e que a ausência de uma visão unificada dificultava a transparência e o planejamento. A partir daí, “substituiu planilhas fragmentadas pelo sistema unificado, permitindo o controle em tempo real de seu orçamento de R$ 840 milhões e transformando a tomada de decisões estratégicas em 200 mercados globais.”
Segundo o Google, “cada área da Embratur tinha suas próprias planilhas e nenhuma delas se alinhava.” Com a digitalização dos processos, a Agência reduziu o tempo de elaboração de relatórios de semanas para minutos, ampliando a transparência e gerando economia dez vezes maior em comparação a outras soluções empresariais.
O projeto se tornou referência global de inovação no setor público, combinando eficiência administrativa e compromisso com o uso responsável dos recursos. De acordo com o texto, com o desenvolvimento do Hermes, que organizou os processos e trouxe inúmeros resultados, o tempo para gerar relatórios caiu de semanas para minutos e a economia foi dez vezes maior que a de outras soluções do mercado.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o reconhecimento do Google é um reflexo do novo momento do Brasil. “Estamos mostrando ao mundo que o Brasil não tem apenas as mais incríveis belezas naturais e culturais, mas também inteligência e capacidade para inovar. Usar a tecnologia para garantir transparência e eficiência com o dinheiro público significa fortalecer a imagem de um país sério e preparado. Cada real economizado com gestão é mais um real investido para trazer turistas, gerar empregos e desenvolver nosso país.”
A publicação elogia o sistema Hermes por controlar “todos os aspectos do orçamento da Embratur, do planejamento estratégico aos pagamentos finais”, e criar uma cultura de colaboração, já que “o AppSheet uniu o desenvolvimento técnico e o financeiro”.
Google Cloud Summit 2025
A publicação da gigante tecnológica aconteceu depois que a equipe da Embratur foi convidada pela empresa e apresentou o Hermes no palco principal do Google Cloud Summit, em 10 de setembro. Já à época, o Hermes foi apontado pela própria Google como um dos maiores e mais completos cases de uso da plataforma AppSheet na América Latina.
O destaque vai além da ferramenta em si: enquanto o desenvolvimento sem códigos de programação costuma ser aplicado a soluções pontuais, a equipe da Embratur adotou uma abordagem estratégica e estruturada. Antes da fase de programação, foram conduzidos processos rigorosos de revisão normativa, redesenho de processos, definição do modelo de negócio e elaboração de fluxogramas. Com isso, o desenvolvimento técnico se tornou ágil e fluido.
Com o lançamento do Hermes, a Agência passou a gerar dados estruturados, sistematizados e validados sobre a execução de sua política de promoção internacional do turismo.
Novos projetos
O sucesso já inspira o futuro. A Embratur agora trabalha no Hermes V2, que usará a inteligência artificial do Google (Gemini) para análises financeiras ainda mais avançadas.
Com este reconhecimento, a Embratur mostra que a combinação de tecnologia, transparência e criatividade é o caminho para levar o Brasil cada vez mais longe no mundo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.